• Carregando...

Ginga – A Alma do Futebol Brasileiro (Brasil, 2005). Direção de Hank Levine, Marcelo Machado, Tocha Alves. Com Wallace Guilherme, Wesley de Oliveira, Natalie Martins, Paulo Cesar Augusto e Karine Duarte. 79 min. Paramount (DVD).

Aproveitando a proximidade da Copa do Mundo, a Paramount lança um documentário sobre o futebol brasileiro. Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus e Jardineiro Fiel, é o apresentador da produção, percorrendo diferentes regiões do Brasil para descobrir o que faz o futebol ser tão único por aqui. A resposta é o título do filme, a ginga, que no esporte se traduz em um "estilo leve e maroto de movimentos, que eleva a habilidade com a bola a um estado de arte". Participação de Robinho, um dos principais jogadores da Seleção Brasileira. Nos extras, entrevista com Meirelles. N/A

The Blues – Vol. 1. (EUA, 2003). Direção de Mike Figgis, Charles Burnett, Wim Wenders e Martin Scorsese. Com Tom Jones, Jeff Beck, Van Morrison, Tommy Redmond Hicks, Nathaniel Lee. 469 min. (DVD).

O primeiro pacote dedicado à série contempla quarto filmes realizados pelo projeto encabeçado por Marin Scorcese para documentar o blues. O pacote conta com os filmes Red, White & Blues (Figgis), Warming by the Devil s Fire (Burnett), The Soul of a Man (Wenders) e Feel Like Going Home (Scorsese). Em linhas gerais, os documentários buscam a essência do blues e pesquisam a sua influência global, desde as suas raízes na África até a sua inspiração nas músicas atuais. Imagens raras e performances de Muddy Waters, Willie Dixon e John Lee Hooker, entre outros. GGGG

O Amigo Americano(Alemanha, 1977). Direção de Wim Wenders. Com Dennis Hopper, Bruno Ganz, Lisa Kreuzer, Nicholas Ray e Samuel Fuller. 127 min. NWL (DVD).

Jonathan Zimmerman (Bruno Ganz) é um moldurista residente na cidade de Hamburgo, na Alemanha, diagnosticado como portador de leucemia. Tom Ripley (Hopper), um suspeito negociante de obras de arte, irá usar a doença terminal de Jonathan para convencê-lo a matar uma pessoa e ganhar uma recompensa, o suficiente para legar o dinheiro e conforto para sua família. Dividido entre a angústia de seus últimos dias e a possibilidade de se tornar um homicida, Jonathan adentra um mundo de pesadelos. Homenagens ao cinema americano, nas pequenas pontas dos cineastas Ray e Fuller. Baseado em O Jogo de Ripley, de Patricia Highsmith.

Lili Marlene (Alemanha, 1981). Direção de Rainer Werner Fassbinder. Com Hanna Schygulla, Giancarlo Giannini, Mel Ferrer, Karin Baal e Udo Kier. 120 min. Versátil Home Vídeo (DVD).

Ao gravar a canção "Lili Marleen", Wilkie (Schygulla) torna-se a cantora mais famosa da Alemanha de Hitler. Mesmo no auge do fama, não encontra a felicidade, pois vive um romance proibido com Robert (Giannini), um músico judeu que participa da resistência contra os nazistas. Trata-se de uma adaptação livre de Fassbinder (cuja série Berlin Alexanderplatz está em cartaz no Cine Luz, em Curitiba) da autobiografia da cantora Lale Andersen, resultando em um melodrama crítico do mundo nazista. Como outros lançamentos recentes da Versátil, o disco é recheado de extras, incluindo mais de um hora de entrevistas e making off, além de cartazes, fotografias e biografias dos realizadores. GGGG

O Cachorro(Argentina, 2004). Direção de Carlos Sorin. Com Juan Villegas, Walter Donado, Rosa Valsecchi e o cão Gregório. 97 min.Fox Home Entertainment (DVD).

O longa-metragem de Sorin (diretor de Histórias Minimas) fala de Juan Villegas, um homem de 52 anos que mora em uma região isolada da Patagônia, ao lado de uma estação de trem.. Quando perde o emprego, enfrenta a vida fazendo bicos. Em um deles é pago com um cão. Logo, passa ver no bicho a oportunidade de um futuro melhor. Começa a adestrar o animal e o inscreve em competições. Com os primeiros prêmios, a relação afetiva entre o cão e o dono é reforçada, em uma história cheia de humanismo, talvez um tom acima do ideal. Prêmio da crítica no Festival de San Sebastián. GGG

Classificações: * Indicado. GGGGG Excelente. GGGG Muito bom. GGG Bom. GG Regular. G Fraco. 1/2 Intermediário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]