
Um retrato humano e muito sensível sobre o futebol amador do Paraná foi o que fez o diretor Eduardo Baggio ao realizar o documentário Amadores do Futebol (foto), que estreia nesta sexta-feira, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba.
O filme entra no universo das ligas amadoras do estado em especial a Suburbana e a Taça Paraná e traz personagens de alguns tradicionais times de Curitiba como Vila Fanny, Trieste e Combate Barreirinha. Clubes do interior e torcedores também fazem parte da narrativa.
As partidas entre os times são o ponto de partida para contar histórias de pessoas que tem o futebol como paixão, sejam os jogadores advogados e jornalistas de Curitiba ou agricultores de Prudentópolis.
Há cenas memoráveis, como a preleção de dois times antes de uma partida decisiva. Tomadas feitas nos dois vestiários tornam visíveis a importância que tem a vitória e as diferentes formas de motivar o grupo.
Entre os entrevistados, estão Leonidas Dias, radialista que cobre a área há anos, e Rogério Pereira, editor do jornal Rascunho e zagueiro do Imperial Futebol Clube.
As últimas cenas foram gravadas durante a final da Taça Paraná de 2006 e encerram com maestria a bela narrativa.
Ao contrário do futebol globalizado rentável e milionário o foco de Amadores do Futebol é a paixão pura e simples. Por um esporte e, como revela o documentário, pela própria vida. GGGG