• Carregando...
 | Mauro Campos
| Foto: Mauro Campos

Veja a programação das igrejas na Sexta-feira Santa:

Cinco paróquias do Centro de Curitiba: Catedral Basílica, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Senhor Bom Jesus e São Vicente de Paulo, realizam a procissão do Senhor Morto nesta sexta-feira Santa

A saída da procissão está prevista para às 15h45, do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, em direção à Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe. Às 16h45 chegada na esquina das avenidas Deodoro e Floriano Peixoto e às 17 horas na Praça Tiradentes. Os participantes são convidados a usar roupas brancas. Catedral Basílica: Sexta-feira (6) das 8 às 12 horas – Adoração ao Santíssimo15 horas – Ação litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.Sábado (7)20 horas – missa da Ressurreição do Senhor.

Bairros têm suas encenações da Paixão de Cristo na sexta-santa (6):

Na Praça Menonita, no Boqueirão, às 19h30, a encenação é do Grupo Jubac.Na Rua da Cidadania Bairro Novo, os grupos Arte e Vida e Êxodus apresentam-se às 20 horas. Na Barreirinha, a Igreja Nossa Senhora das Graças e Santa Gema Galgani apresentam a encenação às 20h.

As três apresentações têm entrada franca

A repetição anual do espetáculo não significa que ele é o mesmo. É o caso de "Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo", espetáculo que será apresentado pelo grupo Lanteri, nesta Sexta-feira Santa (6), na Pedreira Paulo Leminski, que este ano fará uma homenagem à "dama do teatro paranaense", a atriz Lala Schneider, e incluiu novas cenas na montagem.

A atriz, que faleceu no último mês de fevereiro, contribuiu para o sucesso do Lanteri. "Ela merece uma homenagem por tudo que ela nos ensinou sobre teatro ao longo destes anos de formação do grupo", afirmou Edson Martins, um dos diretores da peça.Como todos os anos, o grupo Lanteri deve atrair um grande número de pessoas para assistir à encenação da Morte e Paixão de Cristo, na Pedreira. Desta vez a história será contada por um vovô, interpretado por Aclécio Rocha de Camargo Junior, que já participa do grupo há 26 anos. O cenário, denominado Atualidade, mostra uma casa onde o personagem narra a Paixão de Cristo aos seus oito netos. "Acho que as novas cenas vão tornar o espetáculo mais lúdico e teatral, mas a encenação continua fiel aos textos extraídos do Evangelho", explica o ator Aclécio. O espetáculo prevê 41 cenas em 11 palcos, que procuram atrair o público pelo detalhe. Os cenários e figurinos são reaproveitados e remodelados ano a ano. "O envolvimento é grande, pois tudo é feito pelos colaboradores. Desde pentear, maquiar, confeccionar figurino e adereços", lembra Aparecido Massi, um dos diretores do grupo. Ele não esquece que a amizade é o principal sentimento que une as pessoas envolvidas no projeto. "Só nos encontramos nesse período". São cerca de mil pessoas envolvidas, entre atores, figurantes e produção. Este é o 29.° ano consecutivo que o grupo Lanteri apresenta o espetáculo. Em 2007, o Lanteri completa 30 anos de atividades.O público esperado na Pedreira, é de cerca de 20 mil pessoas. A apresentação tem duração prevista para duas horas. "É uma catarse única entre público e atores", disse Massi. "Muitas vezes o silêncio é tanto, que é possível ouvir o próprio coração."

A montagem dos palcos (11 no total) e dos 300 metros de passarelas e rampas, na Pedreira Paulo Leminski, teve início na última sexta-feira (29), e já no domingo (1º) aconteceu o primeiro ensaio técnico no local. Na quinta-feira (5) está previsto outro ensaio geral, antes da apresentação da sexta-feira (6) a partir das 19 horas.

Os portões da Pedreira estarão abertos a partir das 15h30 e os ônibus, gratuitos, sairão da Praça Tiradentes às 16h30. A entrada é franca, mas a direção do Lanteri pede a doação de um quilo de alimento.

Confira outras atrações para o feriado, no Guias e Roteiros

Serviço: Espetáculo: Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo, com o grupo Lanteri. Sexta-feira (6) às 19h. Pedreira Paulo Leminski (Rua João Gava, s/nº, Pilarzinho) Entrada franca, mas pede-se a doação de 1 quilo de alimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]