• Carregando...

Baseado em Sinfonias da Vida, um dos livros mais conhecidos da poeta paranaense Helena Kolody (1912 – 2004), o 6.º Circuito Poético de Curitiba começa hoje e apresenta 17 poesias declamadas pelas atrizes Aline Fontoura e Bia Franzolin. Até o próximo domingo, cinco locais abrigam as apresentações, idealizadas por Janice Zanatta. O evento passa pela Fnac, Casa do Barão, Hermes Bar, Beto Batata, Dom Max Batel e, como não poderia deixar de ser, pela Casa de Artes Helena Kolody.

Além das leituras dramáticas a partir das criações célebres como "Saga", "Jovem" e "A Hora de Partir" e "Arco-Íris" ("Arco-íris no céu./ Está sorrindo o menino/ que há pouco chorou."), o público assiste a um vídeo produzido em DVD por Janice sobre a poetisa e pode ganhar um exemplar do livro de Helena editado pelo Grupo Positivo (serão sorteados quatro exemplares em cada apresentação). Narrado e viabilizado pela irmã Olga Kolody, de 91 anos, a produção aborda aspectos relacionados à vida e à obra da autora. "Tive acesso a documentos valiosos, como cartas que a Helena Kolody recebeu de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meirelles e Raquel Prado", revela Janice, que identifica nos escritos de Helena uma espécie de "alegria nostálgica". Ela ficou impressionada também com a biblioteca "vasta" mantida por Olga Kolody e com curiosidades – como os poemas dedicados ao Paulo Leminski.

Na sua opinião, "já era hora de homenagear a poeta", um dos símbolos da literatura paranaense que nunca hesitou em descrever seu amor por Curitiba, cidade onde viveu boa parte de sua vida. No poema "Curitiba, Cidade-Menina", escreveu: "Estudantes eletrizavam a cidade/ com sua ruidosa juventude./ Acotovelavam-se risos e conversas de crianças,/ pombos brancos a caminho da escola./ Recordo Curitiba adolescente.../ Uma névoa de saudade/ me envolve o coração".

A 6.ª edição do Circuito Poético mantém o formato dos anteriores. "Faço questão de manter o mesmo formato – até o mesmo cartaz", explica a produtora, que espera ver o evento durar muito. Neste ano, a única diferença é que, por ter escolhido uma escritora local, surgiu a possibilidade de gravar referências do escritor-tema in loco. Em anos anteriores, ao tratar de Maiakóvski e de Fernando Pessoa, por exemplo, Janice tinha acesso apenas a livros.

Serviço: 6.º Circuito Poético de Curitiba – Helena Kolody em Sinfonias da Vida. Confira quadro com a programação nesta página. Informações: (41) 3228-1934.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]