• Carregando...

A escritora, atriz e contadora de histórias Cléo Busatto lança o seu segundo trabalho audiovisual, o CD interativo Contos e Encantos dos 4 Cantos do Mundo, Volume 2 – Lendas Brasileiras, realizado com o apoio da Lei de Incentivo, da Fundação Cultural de Curitiba e da empresa Siemens.

Embora tenha incluído no repertório histórias mais tradicionais, como a lenda do Boi-tatá, do Caipora e do Lobisomen, a escritora tentou buscar mitos pouco conhecidos por grande parte das crianças. Entre eles estão a Comadre Florzinha, contado na região nordeste do país, e a lenda do Corpo Seco, do Centro-Oeste. "Procurei reunir as lendas européias mais conhecidas com histórias de origem africana e indígena", conta.

Cléo escolheu continuar o seu trabalho no meio digital porque acredita que a imagem em movimento provoca um impacto imediato nas crianças. "Os livros repercutem depois da leitura, já a linguagem do computador é instantânea", explica.

A intenção do trabalho é mostrar os contos através de uma forma lúdica e criativa. Além das lendas ilustradas, o CD oferece um mapa com informações e curiosidades sobre as diferentes regiões do Brasil, seus personagens mais marcantes, fatos históricos e outras lendas do imaginário popular. Já o jogo Trilha do Brasil testa a criançada sobre a cultura e os acontecimentos mais importantes do país. "Fiz algumas mudanças em relação ao disco anterior. Decidi valorizar a palavra e trabalhá-la como objeto. A idéia é de brincar com os significantes da palavra, sem que ela esteja escrito na tela", completa.

* Serviço: Contos e Encantos dos 4 Cantos do Mundo, Volume 2 – Lendas Brasileiras, por Cléo Busatto. Sem restrição de idade. À venda nas Livrarias Curitiba. R$20.

Repertório

* Algumas lendas: Cabra Cabriola, Comadre Florzinha, Mão de Cabelo, Corpo Seco, Boi-Tatá, Papa-figo, Lobisomen e Caipora.

* Links de arte, dados geográficos e históricos, pluralidade cultural e meio-ambiente.

* O Jogo A Trilha do Brasil oferece a opção para até quatro participantes, que precisam responder a uma série de perguntas sobre folcores regionais e hábitos culturais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]