Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Festival de Teatro

Licht + Licht reinventa Goethe

Caetano Vilela mescla linguagens na adaptação de obras do escritor alemão que faz estreia nacional hoje no Guairinha

Seis personagens centrais das obras do escritor alemão Goethe protagonizam Licht + Licht | Divulgação
Seis personagens centrais das obras do escritor alemão Goethe protagonizam Licht + Licht (Foto: Divulgação)

Depois de Travesties, adaptação da peça do autor americano Tom Stoppard, que estreou no Festival de Curitiba em 2010, Caetano Vilela volta à capital paranaense com Licht + Licht, seu segundo trabalho à frente da Companhia de Ópera Seca. A peça, que faz estreia nacional no festival, tem apresentações hoje e amanhã no Guairinha, ainda com ingressos disponíveis.

Primeiro trabalho autoral do diretor, que assumiu a companhia depois do afastamento de Gerald Thomas em 2009, o espetáculo é uma adaptação de três obras do escritor alemão Goethe – Os Sofrimentos do Jovem Werther, Fausto e Os Anos de Aprendizagem de Wilhem Meister – e tem como fio condutor a última frase pronunciada pelo escritor alemão antes de falecer, "licht, mehr licht" (ou "luz, mais luz"). "Mas Goethe não está em cena, nem mesmo a narrativa dessas obras, apenas os seus personagens centrais, que são evocados a partir desta frase", explica Vilela.

Com Licht + Licht, Vilela diz dar sequência ao trabalho com metalinguagem iniciado em Travesties – que continua no ano que vem com a adaptação de quatro óperas de Richard Wagner no espetáculo Tetralogia – e a discutir o papel do artista na sociedade. Tudo se passa dentro de um ensaio de teatro, no qual os três atores em cena – Germano Melo, Fabiana Gugli e Wagner Antônio – personificam seis personagens centrais das obras de Goethe. A partir daí, o diretor brinca com as relações existentes entre eles. "Quando Fausto vai fazer o pacto com Nefisto, ele não o faz. Nefisto sim é quem faz um pacto com Werther para ele não se matar e quando Fausto clama pelo demônio, é Charlote quem aparece procurando Werther. As relações mudam dentro do jogo cênico", conta.

Na confusão das tramas, o diretor procura desenvolver uma narrativa na qual os conflitos internos dos personagens falam mais alto, sendo evocados a partir da metáfora da luz preconizada pela frase do escritor. "É o jogo de claro e escuro que queremos evidenciar", comenta ele, que criou um espetáculo que mescla várias linguagens. "É uma ópera seca, com partes dubladas, trechos cantados e outros elementos que são marcas da companhia que não morreu, mas continua viva", revela.

Serviço: Licht + LichtGuairinha (R. XV de Novembro, s/n°), (41) 3304-7900. Hoje e amanhã, às 21 horas. Ingressos a R$ 50 e R$ 28 (meia-entrada mais taxa). Classificação indicativa: 14 anos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.