• Carregando...
Seis personagens centrais das obras do escritor alemão Goethe protagonizam Licht + Licht | Divulgação
Seis personagens centrais das obras do escritor alemão Goethe protagonizam Licht + Licht| Foto: Divulgação

Depois de Travesties, adaptação da peça do autor americano Tom Stoppard, que estreou no Festival de Curitiba em 2010, Caetano Vilela volta à capital paranaense com Licht + Licht, seu segundo trabalho à frente da Companhia de Ópera Seca. A peça, que faz estreia nacional no festival, tem apresentações hoje e amanhã no Guairinha, ainda com ingressos disponíveis.

Primeiro trabalho autoral do diretor, que assumiu a companhia depois do afastamento de Gerald Thomas em 2009, o espetáculo é uma adaptação de três obras do escritor alemão Goethe – Os Sofrimentos do Jovem Werther, Fausto e Os Anos de Aprendizagem de Wilhem Meister – e tem como fio condutor a última frase pronunciada pelo escritor alemão antes de falecer, "licht, mehr licht" (ou "luz, mais luz"). "Mas Goethe não está em cena, nem mesmo a narrativa dessas obras, apenas os seus personagens centrais, que são evocados a partir desta frase", explica Vilela.

Com Licht + Licht, Vilela diz dar sequência ao trabalho com metalinguagem iniciado em Travesties – que continua no ano que vem com a adaptação de quatro óperas de Richard Wagner no espetáculo Tetralogia – e a discutir o papel do artista na sociedade. Tudo se passa dentro de um ensaio de teatro, no qual os três atores em cena – Germano Melo, Fabiana Gugli e Wagner Antônio – personificam seis personagens centrais das obras de Goethe. A partir daí, o diretor brinca com as relações existentes entre eles. "Quando Fausto vai fazer o pacto com Nefisto, ele não o faz. Nefisto sim é quem faz um pacto com Werther para ele não se matar e quando Fausto clama pelo demônio, é Charlote quem aparece procurando Werther. As relações mudam dentro do jogo cênico", conta.

Na confusão das tramas, o diretor procura desenvolver uma narrativa na qual os conflitos internos dos personagens falam mais alto, sendo evocados a partir da metáfora da luz preconizada pela frase do escritor. "É o jogo de claro e escuro que queremos evidenciar", comenta ele, que criou um espetáculo que mescla várias linguagens. "É uma ópera seca, com partes dubladas, trechos cantados e outros elementos que são marcas da companhia que não morreu, mas continua viva", revela.

Serviço: Licht + LichtGuairinha (R. XV de Novembro, s/n°), (41) 3304-7900. Hoje e amanhã, às 21 horas. Ingressos a R$ 50 e R$ 28 (meia-entrada mais taxa). Classificação indicativa: 14 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]