• Carregando...

Língua, literatura e tradução estão na pauta da Semana Letras da Universidade Federal do Paraná, com início previsto para a manhã de hoje. O evento, que reúne anualmente professores, alunos e convidados, é o mais tradicional do gênero em Curitiba. A palestra de abertura, marcada para as 10h30 de hoje, está a cargo do professor Rodolfo Ilari, da Unicamp. Um dos mais respeitados teóricos de sua área no país, ele vai falar sobre Semântica e Representações do Sentido.

Para a coordenadora do curso de Letras da UFPR, a professora Eva Dalmolin, uma das novidades mais importantes da edição deste ano é o destaque dado à área de tradução. Desde 2001, o curso tem uma dedicação para estudos de tradução, mas, segundo ela, o interesse pelo tema vem aumentando gradativamente. Neste ano, professores e alunos do curso vão ter a oportunidade de mostrar em público os seus trabalhos recentes. Haverá traduções de latim, romeno e polonês, entre outros idiomas.

A sessão de leitura de textos traduzidos ocorre na terça-feira, às 19 horas, pouco depois de um debate sobre o tema. Eva Dalmolin insiste que a função do curso não é formar tradutores, mas sim pessoas especializadas em teoria de tradução. "Tem muita gente que acha que traduzir é fácil, é só pegar um dicionário e ir fazendo", comenta. A mostra é uma maneira de deixar mais à mostra o tipo de trabalho realmente envolvido na tradução e, ao mesmo tempo, um incentivo para que alunos e professores se dediquem mais ao tema.

A programação também inclui palestras e mesas-redondas sobre literatura. Entre os destaques, está a participação do professor Haquira Osagabe, da Unicamp. Na quarta-feira, às 19 horas, ele faz uma palestra sobre um dos menos conhecidos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa. O escritor costumava inventar outras personalidades e escrever poemas, usando esses pseudônimos. Os mais conhecidos são Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis. O tema da palestra será um outro "falso escritor", de nome Bernardo Soares.

Na primeira mesa-redonda do evento, o tema será o teatro. Professores da UFPR debaterão as artes cênicas desde o tempo de William Shakespeare até o uso contemporâneo de espaços alternativos para a apresentação de peças teatrais. Todos os eventos são gratuitos e ocorrem no Edifício D. Pedro I da Reitoria da UFPR. A organização concederá certificados de participação para quem estiver presente em pelo menos 15 horas do evento. A carga horária exigida é menor nos casos de professores da rede pública de ensino.

Destaques

Veja alguns dos eventos da Semana de Letras, que acontece de hoje a sexta no Edifício D. Pedro I da Reitoria da UFPR, na Rua General Carneiro, 460. Para mais informações, ligue para (41) 3360-5096.

Hoje

9h30 – Mesa-redonda Espaço Teatral

10h30 – Palestra com Rodolfo Ilari: Semântica e Representações do Sentido

Amanhã

19h – Leitura de textos traduzidos por professores e alunos da UFPR

Quarta-feira

10h – Minicurso com sete horas de duração – A Tavola con Montalbano: entre Literatura e Cinema, as Aventuras de um Policial Glutão.

19h30 – Palestra com Miyoko Saito – Haikai na Literatura Japonesa

Quinta-feira

19h – Palestra com Haquira Osagabe – Bernardo Soares (Fernando Pessoa), o Demiurgo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]