• Carregando...
A organizadora do festival Manoela Leão e o curador Mário Hélio no Palácio Garibaldi, local que receberá palestras do Litercultura | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
A organizadora do festival Manoela Leão e o curador Mário Hélio no Palácio Garibaldi, local que receberá palestras do Litercultura| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A programação completa do festival Litercultura, evento literário que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de agosto, em Curitiba, já está definida. Durante os três dias do evento, os leitores curitibanos poderão assistir a palestras, leituras e debates entre escritores importantes e também assistir a shows musicais, mostras de filmes e performances de artes visuais. O evento também abrigará quatro oficinas de criação literária, desenho e xilogravura. Há também dois concursos abertos, um de fotografia e outro que seleciona textos inéditos para uma antologia de autores locais.

Segundo o curador do festival, Mário Hélio Gomes, o evento foi formatado a partir do gosto da cidade por leitura e o resultado final da grade de programação "superou as expectativas".

"Conseguimos reunir escritores relevantes, com pautas muito interessantes. As oficinas trazem oportunidades únicas e o festival também vai ter música e audiovisual, usando todo o entorno do centro histórico", diz.

Para a editora Manoela Leão, diretora do Litercultura, a ideia da organização é que esses eventos ultrapassem a duração de um fim de semana do festival, a exemplo da conferência do escritor sul-africano J. M. Coetzee (vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 2003), em abril deste ano, que serviu como "prólogo", e do concurso de literatura cujo resultado será conhecido em setembro, e mantenham a atenção da cidade para a literatura. "Só assim conseguiremos atingir nosso objetivo que é formar público leitor", afirma Manoela.

Abertura

A palestra de abertura será feita pelo escritor argentino radicado no Canadá Alberto Manguel. O autor vai falar sobre como a literatura pode ajudar a construir um mundo melhor.

Para os dias 17 e 18, sábado e domingo, estão programadas nova sessões de debates e palestras de autores, como Maria Letícia Cavalcanti, Sidney Rocha, Ana Maria Machado, Silio Boccanera, José Paulo Cavalcanti Filho, Cristovão Tezza e Luís Henrique Pellanda.

O escritor português Gonçalo M. Tavares fará uma palestra e também ministrará uma oficina de escrita – teórica e prática. O show de encerramento ficará a cargo do cantor paraibano Chico César.

Ingressos

O acesso ao Litercultura será gratuito em todos os espaços e na maioria das oficinas. Cada pessoa poderá retirar até dois pares de ingressos para três diferentes sessões de autores entre os dias 6 e 15 de agosto, no Memorial de Curitiba.

As inscrições para as oficinas e concursos podem ser feitas pelo e-mail escreva@litercultura.com.br ou no site www.litercultura.com.br.

Programe-se

Confira a programação completa do Litercultura:

16 de agosto

19h30

Conferência de Abertura com Alberto Manguel - Palacete Sociedade Garibaldi (Pça. Garibaldi, 12 – Largo da Ordem)

20h30

Rosablanca e Sopro Difuso - TUC (Trav. Nestor de Castro, s/nº – Galeria Júlio Moreira – Centro)

22 horas

Rodrigo Garcia Lopes - Wonka Bar (R. Trajano Reis, 326 – São Francisco)

23 horas

Tribuna Livre para a poesia - Wonka Bar

17 de agosto

10 às 17 horas

Graffiti – Leminski Visual - Paredes do TUC

10 horas

Mutum Direção de Sandra Kogut - Cinemateca (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174 – Centro)

14 horas

Maria Lectícia Cavalcanti - Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7 – Largo da Ordem)

14h30

Gonçalo M. Tavares - Palacete Sociedade Garibaldi

16 horas

Miguel Sanches Neto, com mediação de Sidney Rocha - Palacete Sociedade Garibaldi

17h30

Cristovão Tezza, com mediação de Christian Scwartz - Palacete Sociedade Garibaldi

19h

Ana Maria Machado, em conversa com Silio Boccanera - Palacete Sociedade Garibaldi

18h

José Aguiar, Antônio Eder e Fulvio Pacheco - Gibiteca (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

20h30

Shows de 5 Graus e Ziriguidun Pfóin - TUC

20h40

Performance de Flávio Stein, com Marcelo Torrone (sintetizador) e Fabio Mazzon (percussão) - Teatro Londrina (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – Largo da Ordem)

18 de agosto

10 horas

Antologia de filmes. O Poeta do Castelo (direção e roteiro de Joaquim Pedro de Andrade); Assaltaram a Gramática (direção de Ana Maria Magalhães); Soneto do Desmantelo Blue (direção de Cláudio Assis); Patativa (direção de Ítalo Maia); O Dono da Pena (direção de Cláudia Nunes): e Caramujo-Flor (direção de Joel Pizzini) - Cinemateca

10 horas às 12h30

Contação de história com Dilma Martins e Lúcia Sartori - Clube do Xadrez (Travessa Nestor de Castro, s/nº – Galeria Júlio Moreira)

14 horas

São Bernardo Direção de Leon Hirszman. Com Othon Bastos, Isabel Ribeiro e Vanda Lacerda - Cinemateca

15 horas

Show com Luis Otávio Almeida (violão), Ana Cascardo (voz), Davi Sartori (piano), Sandro Guaraná (baixo) e Graciliano Zambonim (bateria) - Conservatório MPB (R. Mateus Leme, 66 – Largo da Ordem)

16 horas

Sidney Rocha e Luís Henrique Pellanda, com mediação de Rogerio Pereira - Palacete Sociedade Garibaldi

17h30

Kathrin Rosenfield, Lawrence Flores Pereira com mediação de Mário Hélio - Palacete Sociedade Garibaldi

19h30

José Paulo Cavalcanti Filho e Silio Boccanera leem Fernando Pessoa - Palacete Sociedade Garibaldi

20h30

Chico César - Palacete Sociedade Garibaldi

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]