• Carregando...
Capa do livro “Magnéticos 90” | Divulgação
Capa do livro “Magnéticos 90”| Foto: Divulgação

Numa época entre o estouro do rock nacional da década de 1980, mas antes da popularização da internet no Brasil, uma geração de bandas existiu somente em fitas cassete.

A chamada “era das fitas demo” está registrada no livro “Magnéticos 90”, que resgata em quadrinhos a cena roqueira nacional da época da redemocratização. Um tempo em que as gravadoras pararam de apostar no rock e migraram para a lambada, axé e música sertaneja.

Escrito pelo músico Gabriel Thomaz (Autoramas), com desenhos de Daniel Juca (Tarja Preta), o livro registra episódios do período sem deixar de lado a conjuntura política e social brasileira de então.

“O negócio na época era gravar fita, mandar para os fanzines do país inteiro para rodar o material. Era assim que as coisas aconteciam”, conta Thomaz.

“Era uma cena muito grande, com bandas muito diferentes que lotavam shows e tinham público fiel. Algumas viraram pop como Raimundos, Planet Hemp e Charlie Brow Jr. Mas todas tinham em comum o fato de terem sido registradas em cassete”, explica.

Testemunha e agente do processo, na época com a banda Little Quail and The Mad Birds, Thomaz conta que decidiu escrever o livro após perceber que não havia muito material da sua geração na internet.

“Eu tentava achar e não tinha nenhum registro, pois as músicas foram registradas e vendidas em cassete, um formato que saiu de cena. Tem muita coisa ainda mofando dentro de gavetas e porões, e parte da história estava sendo apagada”, explica.

O livro ainda dá destaque à movimentação que acontecia em Curitiba no início dos anos 1990, e cita locais como o 92° e bandas como Pinheads, Os Cervejas, Missionários e Relespública.

“Curitiba era uma das cidades mais importantes. Tinha muitas bandas diferentes, muitos locais lotados, muita gente louca”, relembra.

Além do livro, Gabriel digitalizou todas as 400 fitas demos de seu acervo pessoal, gravadas pelas bandas nos anos 90, cujos áudios estão disponíveis no site : www.magneticos90.com.br.

Magnéticos 90: a geração do rock brasileiro lançada em fita cassete

De Gabriel Thomaz e Daniel Juca. Edições Ideal. 224 pp. R$ 49. Quadrinhos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]