• Carregando...

A discussão sobre a política de cotas raciais nas universidades do Brasil saiu do universo acadêmico para o dia a dia das pessoas beneficiadas ou não. Na praia, na mesa do bar, em casa com amigos, em um jantar... Os posicionamentos são diferentes e as dúvidas também: A reserva de vagas para negros é necessária? Ela vai diminuir a má distribuição de renda do país? Garante uma maior entrada da população negra no mercado de trabalho? Ela é uma dívida dos brancos com a parte da sociedade historicamente prejudicada por anos de escravidão e racismo deliberado?

No livro "Não somos racistas - Uma reação aos que querem nos transformar numa nação bicolor" (Editora Nova Fronteira), recém-lançado pelo jornalista Ali Kamel, a discussão toma outra forma. Se estudos científicos provam que raças não existem, como haver tratamento desigual para seres humanos iguais? Formado em Ciências Sociais pela UFRJ, Kamel ainda aponta a educação como única saída para os graves problemas sociais do país.

"Não somos racistas" aprofunda e sistematiza as idéias apresentadas pelo jornalista em artigos publicados no jornal O Globo, desde 2003. E funciona como um belo pontapé para um debate que está dividindo o Brasil em brancos e negros. Participe e envie seu ponto de vista sobre a questão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]