• Carregando...
Fábula ensina a evitar o desperdício na era do consumo. | HP/
Fábula ensina a evitar o desperdício na era do consumo.| Foto: HP/

Consumo sustentável e a necessidade de evitar o desperdício são o pano de fundo do livro infanto-juvenil A Manta Frederica no Reino do Mundo, que a jornalista June Meireles lança no dia 12 de abril, às 19h, na Gibiteca de Curitiba. As ilustrações são de Daphne Lambros e o projeto gráfico de Sonia Oleskoviscz.

No evento de lançamento, quem levar um brinquedo em bom estado ganha um desconto de R$ 10 reais na compra do livro. O que for arrecadado vai ser doado para crianças carentes.

Lançamento

A Manta Frederica no Reino do Mundo

Quarta-feira, 12 de abril às 19h

Gibiteca de Curitiba, (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, centro)

A protagonista do livro é uma manta de pano que em seus melhores dias é usada por crianças de uma família rica, mas após ficar desgastada pelo uso vai parar em um lixão.

A autora, que tem carreira no cinema, conta que não queria reproduzir o que já existe na literatura destinada a esta faixa etária, nem subestimar a inteligência dos leitores.

Fábula da sustentabilidade

“As crianças e pré-adolescentes são muito rápidos em absorver informações novas. Por que não aproveitar isso para despertar neles uma consciência de responsabilidade com o meio ambiente, com a solidariedade e a empatia? Talvez já seja hora de parar de falar de castelos, príncipes e princesas. O reino agora é deste mundo que conhecemos”, diz .

June, contudo, não abriu mão da linguagem lúdica para estimular imaginação dos leitores mirins. Dando vida a objetos que são descartados precocemente, a narrativa usa metáforas para chegar ao ponto que a autora considera importante fixar nos seus leitores.

“Os objetos têm vida, sofrem quando são descartados, sentem medo e emoções”, disse. “Com isso a criança acompanha, do ponto de vista deles – dos objetos – como é ser dispensado precocemente quando ainda se tem uma vida útil pela frente. É uma espécie de fábula para a sustentabilidade”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]