• Carregando...
 |
| Foto:

Livro

História dos Bares e Restaurantes de Curitiba – Memória do Gosto

Mariana Corção e Sabrina Demozzi. R$ 68.

A trajetória de uma cidade pode ser contada pela história de seus bares e restaurantes. Esta é a tese que defende o livro História dos Bares e Restaurantes de Curitiba – Memória do Gosto, organizado por Mariana Corção e Sabrina Demozzi. O livro será lançado na próxima quarta-feira, em um evento para convidados, e a partir do dia seguinte chega as livrarias.

A pesquisa foi estruturada em três partes. A primeira, "Da mesa das casas à convivência social. A vida curitibana que passa pelos bares e restaurantes da cidade", conta o surgimento das primeiras casas de pasto – casas de família que abriam suas portas para servir refeições aos transeuntes, até o conceito de restaurante passar a ser utilizado em larga escala no Brasil e em Curitiba. Nesta parte observa-se a transição do papel de bares e restaurantes para ambientes de sociabilização, com regras e hábitos próprios. Aí aparecem o Bar Paraná, Vagão do Armistício, O Embaixador, Bar Palácio, Bar Stuart, entre outros, passando pela origem da restauração mais sofisticada com a modernidade do Restaurante do Grande Hotel Moderno, Restaurante Ile de France e Restaurante Nino.

Na segunda parte, intitulada "Culinária herdada: a influência estrangeira e a ascensão dos restaurantes típicos", a contribuição dos imigrantes é retratada.

Para finalizar, o capítulo "Da culinária à alta gastronomia" fala do surgimento da cozinha internacional em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]