• Carregando...
Anna Calvi: habilidade instrumental e vocal potente | Divulgação
Anna Calvi: habilidade instrumental e vocal potente| Foto: Divulgação
  • Likke Li: novo álbum faz tributo aos girl groups

No universo da música, isolar-se de tudo e todos no momento de compor um disco é uma estratégia cuja eficiência se comprova cada vez mais. Foi assim com o norte-americano Justin Vernon, que após passar os meses de inverno sozinho em uma cabana no Winsconsin, deu origem a For Emma Forever Ago (2008), um dos discos mais celebrados da última década.O isolamento também foi crucial para os novos trabalhos das cantoras Anna Calvi e Lykke Li (saiba mais sobre elas no quadro ao lado). A primeira, inglesa, passou três anos trancada no porão da casa dos pais, compondo sozinha o material do disco de estreia que leva seu nome. Lançado em janeiro na Europa e há duas semanas nos Estados Unidos, Anna Calvi é resultado de um processo que quase a levou à loucura. "Muito do material veio disso – de como sobrevivi ao processo de criar esse monstro que tomou conta da minha vida por três anos", explica ela, na primeira linha do material de divulgação à imprensa.

Já a sueca Lykke Li, acostumada com paisagens diversas – chegou a viver no topo de uma montanha em Portugal, fora as constantes férias de inverno com a família no Marrocos, Nepal e Índia – foi procurar inspiração para seu segundo disco, Wounded Rhymes, no deserto californiano, onde passou um bom tempo sozinha. Acabou "contaminada" pela sonoridade dos girl groups dos anos 60 e pelas atmosferas de Phil Spector, pioneiro do gênero protagonizado por vozes femininas.

A diferença entre as duas está na intensidade. Guitarrista talentosa, Anna Calvi faz das seis cordas de seu instrumento uma orquestra e um escudo por trás do qual ela despeja canções dramáticas que versam sobre amor, desejo e o poder do mal. Produzida por Rob Ellis (colaborador de longa data da também inglesa PJ Harvey), Anna foi apadrinhada por Brian Eno e é constantemente comparada à Patti Smith.

Não é exagero (basta ouvir "Desire") e não para por aí: sua poderosa voz lembra também a de Siouxsie Sioux, incluindo aí uma qualidade soturna, quase gótica, como em "Suzanne & I" e "First We Kiss". Mas há também espaço para uma certa dose de doçura em "No More Words" e "Love Won't Be Leaving".

Acúcar não falta a Likke Li. Talvez lhe falte a técnica e a potência vocal de Anna, mas Likke nasceu com ouvidos moldados ao pop, cuja faceta mais ingênua ela explora em Wounded Rhymes: o pop e o rock dos anos 50 e 60. É assim na meiga "Sadness Is a Blessing" e na emocionante "Love Out of Lust". Mas há também malícia e sensualidade em "Get Some" (construída sobre uma batida à la Bo Diddley) e "Rich Kids Blues". Dentre a infinita safra de novas cantoras, ambas se destacam pela coesão e originalidade de seus trabalhos.

* * * * * *

Elas

Saiba mais sobre as cantoras Anna Calvi e Lykke Li

Anna Calvi

Origem

Nascida e criada em Londres, em uma família de origem italiana, Anna Calvi foi exposta à música por seu pai, um obcecado pelo assunto. Em casa, ela ouvia de Captain Beefheart a Maria Callas. Aos 13 anos, aprendeu a tocar guitarra e aos 17 entrou na universidade para cursar Música.

Descoberta

Foi descoberta pelo cantor folk Johnny Flynn, que a convidou para uma turnê. Um dos shows foi visto pelo guitarrista Bill Rider-Jones (The Coral), que a indicou para a gravadora Domino.

Sucesso

No ano passado, foi incluída na lista Sounds of 2011 da emissora inglesa BBC.Virou "pupila" de Brian Eno, que a descreveu como "a melhor coisa que já apareceu desde Patti Smith". Seu disco de estreia foi lançado em janeiro na Europa e há duas semanas nos Estados Unidos.

Lykke Li

Origem

Filha de pais que tocaram em bandas punk na juventude, a sueca Li Lykke Timotej Zachrisson, 25 anos, ao longo de sua infância, viveu em diversos países, entre eles Portugal, Marrocos, Nepal e Índia.

Estreia

Aos 19, mudou-se de Estocolmo para Nova York e só voltou a Suécia para gravar seu primeiro álbum, Youth Novels, três anos depois.

Fama

Além do debut, Likke ficou famosa por uma cover de "Knocked Up" (Kings of Leon), por contribuições com o produtor sueco Kleerup e o duo norueguês Röyksopp e pela inclusão da faixa "Possibility" na trilga sonora do filme Lua Nova.

Serviço:

Anna Calvi, Anna Calvi. Domino. Importado. Preço médio: US$ 13. GGGG

Wounded Rhymes, Likke Li. Atlantic. Importado. Preço médio: US$ 12. GGG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]