• Carregando...

Ser banda de abertura de um dos maiores shows do planeta é um grande privilégio e uma oportunidade sem precedentes para um grupo em início de carreira. Mas nem tudo são flores quando isso acontece. Foi o que puderam sentir na pele os escoceses do Franz Ferdinand, responsáveis por "aquecer" a platéia do Morumbi antes da aguardada apresentação dos irlandeses do U2.

Pouco conhecido do grande público no Brasil, o quarteto apresentou um set curto de apenas dez músicas (40 minutos) de seus elogiados CDs Franz Ferdinand (2004) e You Could Have It So Much Better (2005). O show foi redondo, ótimo, chegou a levantar o público em alguns momentos, mas não teve todo o seu potencial explorado por causa de um "pequeno" detalhe: a qualidade do som.

O Franz Ferdinand não teve direito a nem um terço da potência total das cerca de 140 caixas de som dispostas nos dois lados do palco. O som dava saltos e ficava a maior parte do tempo abafado. O resultado é que mal se entendia o que o vocalista Alex Kapranos cantava ou conversava com o público entre as canções.

A banda entrou pontualmente no palco, às 20 horas, como programado. Ao contrário do que se esperava, os escoceses não jogaram todas as suas fichas logo na primeira música, decidindo apostar no próprio taco e abrindo o show com a ainda desconhecida "This Boy", terceira faixa do segundo disco. O primeiro hit veio logo em seguida, "Do You Want To", primeiro single do álbum lançado no ano passado.

A interpretação – dava para perceber que a banda estava dando tudo de si no palco – teria levantado a audiência se ela pudesse ter ouvido a canção direito. Quem estava mais atrás no gramado, ou nas arquibancadas, pouco se movimentava à medida que o show tinha prosseguimento, pois o que vinha das caixas era um som de péssima qualidade. O público se agitou um pouco com "Take Me Out" (sucesso do primeiro disco), levantando os braços e oferecendo muitos aplausos à banda – o que voltou a acontecer em "Michael" e na derradeira "This Fire", ambas do registro de estréia de 2004.

Não dá para saber se esse tipo de tratamento dado ao Franz Ferdinand é praxe nas apresentações de abertura da Vertigo Tour ou se deram uma "sacaneada" com os talentosos escoceses. De qualquer forma, o público presente no Morumbi aprovou o show do quarteto.

Quem terá a sorte de ver um show perfeito de Kapranos e companhia são os cariocas, pois a banda se apresenta no Rio de Janeiro na próxima quinta-feira, depois de, novamente, ter aberto a apresentação do U2 ontem. Será um show-solo para 2.500 pessoas no tradicional Circo Voador. Os ingressos já estão esgotados há algumas semanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]