• Carregando...

Macbeth é a mais trágica das tragédias de Shakespeare. Movida a ambição, ganância, sede de poder e assassinatos, a trama avança a golpes de espada e rituais de magia negra. Bruxas prevêem a ascensão de Macbeth ao trono. Para apressar a sua chegada ao poder, ele assassina o rei. Sua mulher, muito mais determinada do que ele, instiga o guerreiro a acabar com a vida de quem for necessário, o quanto antes, sem medo. Durante o resto da peça, os dois terão de enfrentar a insana tarefa de assassinar todos os que podem tirá-los do poder. Acabam mortos, como teria de ser.

A versão do Grupo Delírio, dirigida por Edson Bueno, decidiu explorar ao máximo o aspecto sombrio do texto. As bruxas, que no original têm pequenas participações, estão no palco todo o tempo. O cenário é formado de paredes de pedras e forcas. Não há cores: apenas tecidos negros cobrindo quase todo o corpo dos atores. A música é repleta de percussões e sonoridades opressivas.

Além disso, a montagem, que estreou no último sábado, tem uma velocidade acima da normal. Toda a montagem dura uma hora e vinte. Assim, os assassinatos e mentiras se sucedem em um ritmo ainda mais atordoante do que o de costume. Para completar o quadro, Edson Bueno, também responsável pela adaptação, incluiu um novo personagem na peça, a que chama de Pântano – interpretado por Caike Luna, na melhor atuação da peça. É uma espécie de comentarista e condutor da trama. E é a pitada de sarcasmo da montagem.

O melhor da peça, obviamente, é o texto. Shakespeare é sempre sublime. E mesmo com problemas – às vezes é impossível ouvir partes do texto, por causa do barulho da cena, outras vezes o texto extra colocado pelo grupo tem muito menos força do que o original –, é uma maravilha poder ouvir a inteligência falando. E em Shakespeare, ela fala o tempo todo. (RWG) GGG1/2.

Serviço: Macbeth. Teatro Edson Bueno (Gal. Pinheiro Lima, Pça. Tiradentes), (41) 3015-8705. Texto de William Shakespeare. Direção de Edson Bueno. Com Tiago Luz, Maíra Weber, Daniel Siwek. De quinta-feira a sábado, às 20 horas, e domingo, às 19 horas. Ingressos a R$ 14 e R$ 7 (meia).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]