• Carregando...

Mais de 80 mil pessoas assistiram a shows de música popular, concertos de música clássica, mostras de artes plásticas, filmes, espetáculos de dança, peças, lançamentos de livros, conferências e performances de artistas brasileiros em mais de 52 cidades da Alemanha. O balanço do projeto Copa da Cultura, ação de intercâmbio cultural entre Brasil e Alemanha realizada em 2006, paralelamente à Copa do Mundo de futebol, foi divulgado nesta sexta-feira pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. No total, foram 178 eventos realizados por 697 artistas.

- Foi apresentado ao público alemão e aos turistas que estavam no país por causa da Copa do Mundo um panorama da produção artística brasileira atual - disse o ministro da Cultura, Gilberto Gil, completando que a política cultural internacional tem se transformado em uma das áreas de maior importância para o Ministério da Cultura.

O ministro afirmou que a repercussão de eventos de intercâmbio e cooperação cultural tem sido surpreendente e tem contribuído para a renovação da imagem do Brasil. Disse também que a Alemanha é um dos países que mais consome cultura e arte e pode ser um importante mercado para a produção brasileira.

- Deixamos de ser vistos apenas como um paraíso tropical e passamos a ser considerados uma potência cultural.

O Ministério da Cultura investiu R$ 11,4 milhões no projeto. Parceiros da Alemanha desembolsaram R$ 14 milhões.

- Os desdobramentos do evento ainda estão em curso. Artistas brasileiros fizeram turnês pela Alemanha e foi criado um acordo de co-produção audiovisual entre os dois países, que deve resultar em parcerias para a produção de filmes - concluiu Gil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]