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Vídeo | Reprodução / Paraná TV
Vídeo| Foto: Reprodução / Paraná TV

Estrela há quase quatro décadas

Desde que apareceu em O Poderoso Chefão, em 1973, Diane Keaton tem construído uma sólida carreira baseada sobretudo na diversidade de suas escolhas. Estrelou desde comédias, como Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, que lhe deu o Oscar de melhor atriz, e Alguém Tem Que Ceder, até dramas impactantes, do calibre de Reds e De Bar em Bar. Ao lado de Meryl Streep, Jessica Lange, Susan Sarandon e Sissy Spacek, forma o quinteto de ouro de sua geração no cinema americano.

Há um bom motivo para assistir ao razoável Minha Mãe Quer Que Eu Case, que estréia hoje em todo país: a presença luminosa de Diane Keaton, em grande forma aos 60 anos.

Sem fugir às regras básicas das comédias românticas, o filme usa e abusa de todos os ingredientes conhecidos – lágrimas, risos, encontros, desencontros, beijos e abraços – que costumam povoar esse gênero cinematográfico. O diferencial talvez esteja no fato de as quatro personagens principais, que falam aberta e incessantemente sobre suas vidas amorosas e sobre sexo, não serem apenas boas amigas, mas mãe e três filhas.

Com todo o aval que essa intimidade doméstica e familiar possa lhe dar, a matriarca Daphne (Diane Keaton, fazendo uso de toda sua verve cômica) não se envergonha de meter o bedelho na vida das suas crias, sobretudo nas aventuras e desventuras afetivas da caçula, Milly (a cantora e atriz Mandy Moore).

Como as irmãs mais velhas já estão bem casadas, a mãe acha que lhe sobrou apenas uma missão a ser cumprida a ferro e a fogo: arrumar o mais rápido possível um marido para a filha caçula, que ela julga estar quase irremediavelmente encalhada, apesar da pouca idade.

Para conseguir atingir seu objetivo, Daphne chega a colocar um anúncio na internet, entrevista os mais diversos e bizarros candidatos até encontrar o rapaz que julga ser o melhor de todos os pretendentes, o arquiteto algo almofadinha Jason (Tom Everett Scott). Mãe e pretendente acabam armando um plano mirabolante para seduzir Milly. Esquecem, no entanto, de um pequeno e importante detalhe: a moça não está parada, à espera do príncipe encantado e seu cavalo branco.

Milly conhece Johnny (Gabriel Macht), um músico boêmio, mas bem comportado e super boa gente.

Mas Daphne, preocupada de ver a filhota envolvida com "um artista", insiste e Milly acaba cedendo, se envolvendo com Johnny e Jason – e ao mesmo tempo. Quer provar antes de escolher, ora bolas.

O cineasta Michael Lehmann (de 40 Dias e 40 Noites) não faz lá muita questão de inovar, pelo contrário. Relativo sucesso nos cinemas norte-americano, o filme tem como público-alvo as mulheres, que acabam se identificando com as personagens femininas da trama. Como para Daphne – uma mulher pseudoliberada às vésperas dos 60 anos, que jamais teve um orgasmo na vida – não importa o quanto a filha seja bem-sucedida na profissão ou em outras áreas de sua vida, sua trajetória dramática no decorrer do enredo é mais interessante do que a da filha. Claro que o fato de o papel ser feito por Diane Keaton, uma das atrizes mais versáteis de sua geração, faz toda a diferença. O que poderia ser pouco mais do que um telefilme medíocre acaba valendo pela atuação cheia de nuances da estrela de Noivo Neurótico, Noive Nervosa e Alguém Tem Que Ceder. GG1/2

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