• Carregando...

Um paulista e um alagoano interpretando o cotidiano e as belezas naturais de Manaus ao som de dois violões. Este é, de maneira bastante simplificada, o conceito do álbum Precioso, que celebra os 28 anos de carreira de Luiz Bueno e Fernando Melo, integrantes da dupla Duofel, que se apresenta hoje e amanhã, às 20h30, no Teatro do HSBC.

Juntos desde 1977, época em que passaram cerca de um ano viajando pelo Nordeste em busca de inspiração musical, Luiz e Fernando decidiram comemorar as bodas de prata (25 anos) do duo na estrada, da mesma maneira que fizeram no início de sua trajetória. Desta vez, porém, o destino seria a região que ambos consideram "o lugar mais precioso da humanidade", a Amazônia. "Nossa idéia era fazer uma reedição da experiência que tivemos no Nordeste. Conhecer a cultura do local e traduzi-la em forma de música. Então, decidimos partir para a floresta amazônica", conta Bueno, em entrevista ao Caderno G.

Ao chegarem em Manaus, um dia antes de partirem para a floresta, a dupla foi até um bar da cidade para uma cerveja. Lá, foram reconhecidos pelo dono do estabelecimento, que logo telefonou para seus conhecidos convidando-os para irem até o boteco. "Duas horas depois, o lugar estava abarrotado de músicos e artistas locais. Fomos embora às duas da manhã, com a primeira música do álbum, ‘Samba do Galvez’, pronta", conta o violonista.

A viagem à floresta amazônica acabou sendo adiada por conta de outros convites que surgiam diariamente para apresentações na cidade. "Estávamos tocando bastante e ganhando dinheiro. Não conseguíamos ir embora de Manaus", lembra Bueno. A boa maré foi vista pelo duo como um sinal de que a inspiração estava ali, nas paisagens e no povo manauara.

Porém, lançar o trabalho, oitavo na discografia da dupla, foi mais problemático do que ambos imaginavam. "Com esta filosofia de faturamento instantâneo, as grandes gravadoras passaram a sustentar a mentira de que no Brasil não há mercado para a música instrumental. Nós estamos a 28 anos viajando pelo Brasil para tocar nossa música e vivendo dignamente disso. Somos a prova de que é uma mentira de fato", analisa Bueno.

Por isso, a dupla optou por montar o próprio selo, Fine Music, que lançou, no início deste ano, o álbum Precioso e irá sediar os próximos trabalhos da dupla. "Hoje a tecnologia nos permite ser independentes. Resolvemos criar nossa própria empresa para veicular nossa música com arte, sem concessões", explica.

E é com esse espírito de liberdade criativa que o Duofel apresenta ao público curitibano um repertório metade formado pelas canções do novo álbum, metade com músicas dos demais discos e com direito ainda à novidades. "Vamos apresentar um arranjo inédito de ‘Berceuse a Jussara’, de Baden Powell, que até hoje só tocamos duas vezes", adianta o músico.

Serviço: Show com Duofel. Teatro HSBC (Av. Luiz Xavier, 11 – Palácio Avenida), (41) 3232-7177. Hoje e amanhã, às 20h30. Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (estudantes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]