• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Santa & Domenica é a décima montagem da companhia curitibana Vigor Mortis. Por coincidência, ficou pronta no momento em que o grupo dirigido por Paulo Biscaia Filho completa dez anos.

A peça entra em cartaz amanhã, no Teatro José Maria Santos, como parte de uma mostra comemorativa, que inclui também os "blockbusters" do grupo, Morgue Story – Sangue, Baiacu e Quadrinhos (2004) e Graphic (2006).

Feita "só de birra", com dinheiro do próprio bolso e no momento em que sobrou um tempinho, a peça é mais enxuta da companhia. Nasceu da vontade de atriz Rafaella Marques, que incentivou Biscaia a escrever o texto e ensaiá-lo em menos de dois meses.

O cenário escolhido é a cozinha de um restaurante, onde convivem a proprietária, Domenica (Karla Fragoso), e a chef, Santa (Rafaella Marques), ex-estelionatária. As intrigas começam quando as duas recebem um casal de investidores – aos poucos, descobre-se que os novos personagens foram casos amorosos das protagonistas.

Ao contrário de Morgue Story e de Graphic, no entanto, Biscaia avisa de antemão: "Não vai morrer ninguém". Mas a peça não nega a raça: com discrição, reúne características típicas do trabalho da Vigor Mortis como a influência do cinema, da cultura pop e o "riso culpado" – aquele que "cometemos" diante de situações trágicas. As projeções de vídeo desta vez servem apenas para auxiliar na transição das cenas e do tempo, já que os flashbacks são freqüentes.

O diretor conta que se inspirou nos filmes O Balconista, de Kevin Smith (1994), e Thelma e Louise, de Ridley Scott (1991). "Esta é uma peça para meninas mau-comportadas. Por isso, a violência e o humor agora estão no texto, na fala das protagonistas".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]