• Carregando...

Curitiba será sede nesta segunda-feira (4), às 18h, do lançamento do Prêmio Culturas Indígenas 2006 – uma reivindicação já antiga dos indígenas brasileiros, agora contemplada pelo Ministério da Cultura. Dividido em 16 categorias, que passam por rituais, histórias, artesanato e outras formas de expressões tribais, o prêmio visa estimular a manutenção e propagação da cultura dos índios.

Até o fim deste ano, a premiação vai selecionar 80 iniciativas de comunidades e organizações indígenas de todo o país, que receberão 15 mil reais. Para participar, cada organismo pode inscrever iniciativas que aconteceram nos últimos cinco anos ou em processo de execução por, no mínimo, um ano. O edital com as demais regras da premiação será publicado até o fim de setembro pelo ministério.

Nesta primeira edição, o homenageado do prêmio será um índio paranaense. Ângelo Cretã, uma liderança caingangue nos anos 70 e natural de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná, foi o primeiro vereador indígena eleito no Brasil em 1976. Ele acabou morto em uma emboscada quatro anos depois.

A cerimônia acontece no Auditório Brasílio Itiberê da Secretaria Estadual da Cultura, que fica na Rua Ébano Pereira, 240.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]