• Carregando...
Funcionários iniciaram mudança do acervo na segunda-feira (22) | Kraw Penas/Agência Estadual de Notícias
Funcionários iniciaram mudança do acervo na segunda-feira (22)| Foto: Kraw Penas/Agência Estadual de Notícias

Após mais de dez anos fechado, o prédio do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), na Rua Barão do Rio Branco, está próximo de ser reaberto. Foi iniciada na última segunda-feira (22) a mudança do acervo da instituição para o local, que passou por uma reforma completa. A previsão é que a mudança seja concluída até o final da semana.

Sede do governo paranaense entre 1892 e 1938, o Palácio da Liberdade passou por uma completa reestruturação entre 2012 e 2014. As obras foram concluídas há mais de um ano, mas o prédio permanecia fechado à espera de recursos para a mudança do acervo.

Ao todo, são mais de 1 milhão de itens que desde 2003 estão em um espaço alternativo no bairro Santa Cândida. São filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo, mais de dois mil livros e periódicos, além da coleção tridimensional com aproximadamente 600 exemplares de rádios, máquinas fotográficas, radiolas, radiofonos, projetores de filmes, gravadores de fitas cassete e fitas rolo, televisores, câmeras fotográficas, moviolas e projetores de filmes.

A demora na entrega do prédio foi um dos fatores que motivaram a mudança na direção do MIS, no fim de janeiro. Fernando Severo, que estava no cargo desde 2011, foi exonerado e substituído por Karina Viana. Apesar da mudança, ainda não há previsão para reabertura do espaço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]