• Carregando...
O personagem XV, de Carlos Vereza, conduz os acontecimentos do filme inspirado na obra de Valêncio Xavier | Divulgação
O personagem XV, de Carlos Vereza, conduz os acontecimentos do filme inspirado na obra de Valêncio Xavier| Foto: Divulgação

O público curitibano terá a oportunidade de conferir a primeira exibição nacional de Mistéryos, dirigido por Beto Carminatti e Pedro Merege, dias antes de sua participação na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O filme, feito inteiramente em Curitiba, será apresentado nesta sexta-feira, às 22 horas, no auditório do Museu Oscar Niemeyer (MON), como parte dos títulos em competição do 3º Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino. Antes, às 20 horas, outro filme inédito será exibido no evento: Encarnação do Demônio, terror de José Mojica Marins, que começa às 20 horas.

Vencedor do 2º Prêmio de Cinema e Vídeo do Paraná, Mistéryos, baseado em cinco contos do livro O Mez da Grippe, de Valêncio Xavier, nasceu depois que os diretores realizaram o curta O Mistério da Prostituta Japonesa, inspirado em conto homônimo da mesma obra. "No longa, partimos para outros mistérios", diz Carminatti.

Valêncio escreve sobre 13 "mistérios", cada um narrado sob a forma de um conto. Além dos textos escolhidos, os diretores utilizaram situações de outros trechos do livro. "São fantasmagorias cinematográficas que surgem no meio da narrativa como o homem-macaco e a gata-gorda", explica Carminatti.

O conto "O Mistério da Porta Aberta" é o que o diretor chama de "motivo recorrente", pois assume a função de alinhavar os outros textos, além de alimentar a narrativa com inúmeras possibilidades metafóricas. "A porta aberta pode significar a divisão entre a vida e a morte, a realidade e a ficção, a mentira e a verdade, a vida e a arte."

Uma mulher que some em um parque de diversões dentro de um trem-fantasma no exato momento em que o homem pisa na lua. Latas de um filme incompleto encontradas dentro de um galinheiro com trechos de cenas eróticas feitas em 1922. Pessoas participam de uma cerimônia fúnebre em uma igreja. Um mágico mata sua assistente em uma casa de show e ela depois volta à vida. Todos estes acontecimentos ganham unidade a partir da memória afetiva do personagem XV, vivido por Carlos Vereza.

As jovens protagonistas femininas são interpretadas pela atriz Sthefany Brito. A atriz Lala Schneider, que morreu em fevereiro de 2007, faz uma participação "especialíssima", nas palavras de Carminatti, nesta que é sua última aparição nas telonas. Também fazem parte do elenco – paranaense em sua grande maioria –, o ator Leonardo Migiorin, Marcos Zenni, Rodrigo Ferrarini, Lilian Marchiori e Marino Jr., entre outros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]