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Nereide Michel e Paulo Martins querem que o  site ajude a divulgar informações sobre a moda e a cultura brasileira | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Nereide Michel e Paulo Martins querem que o site ajude a divulgar informações sobre a moda e a cultura brasileira| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Serviço

Site

Confira os roteiros completos de cada cidade na página fashionculturebrasil.com.br.

129 é o número de estilistas, designers e ateliês que estão incluídos no portal Fashion Culture Brasil. A curadoria foi realizada por uma equipe de 12 jornalistas – um por cidade-sede. Em Curitiba, foram incluídos 17 diferentes endereços no roteiro fashion.

A profusão de blogs de street style pela internet, que englobam não só o estilo dos personagens fotografados, mas também refletem o cotidiano da cidade, é somente um exemplo de que a moda está totalmente atrelada à cultura, e vai além de tendências. Isso sem falar em estilistas que usam os elementos brasileiros em suas roupas – até o paranaense João Turin (1878-1949) explorou os pinhões e outras características do estado, seja em suas esculturas ou em modelitos que desenhou (alguns, aliás, estão expostos na mostra João Turin – Vida, Obra, Arte, em cartaz no Museu Oscar Niemeyer). Pensando nisso, a jornalista Nereide Michel, ex-editora do caderno Viver Bem, da Gazeta do Povo, e o produtor Paulo Martins, formataram o site Fashion Culture Brasil.

O projeto, vencedor do Concurso Copa 2014, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), foi o único contemplado no Eixo Moda em todo o Brasil, e reúne, em um site bilíngue (inglês e português) informações de moda e cultura das 12 cidades-sede do Mundial, que termina neste domingo. Cada uma das sedes teve curadoria de um jornalista especializado na área – em Curitiba, as escolhas ficaram a cargo de Adélia Lopes.

O visitante do site tem acesso, além das informações básicas de cada cidade, a um roteiro de moda completo, com ateliês autorais e associações que trabalham com produtos sustentáveis – todas as dicas com o devido endereço, para que as pessoas possam conhecer os locais pessoalmente. Em outro espaço da página, Nereide e Paulo escolheram cinco estilistas brasileiros que utilizam a cultura brasileira como principal fonte de inspiração para criar.

O projeto tem como objetivo, segundo Nereide, traçar um guia da moda autoral brasileira. Mas, o fator decisivo para a iniciativa ser escolhida pelo MinC, acredita, foi o fato de a página englobar também um roteiro que destaca os eventos culturais, atrações turísticas, peculiaridades da culinária local e o estilo de vestir dos moradores de cada cidade. "E é justamente quando um estilista ou designer leva em consideração manifestações artísticas e expressões comportamentais no desenvolvimento de suas criações, que a moda se desgruda de modismos e tendências para assumir um posicionamento de divulgadora da cultura de um país, de uma cidade" acredita a jornalista.

Global

Nereide e Martins contam que estão surpresos com a receptividade do projeto até agora – há acessos internacionais de países como Estados Unidos, Rússia, Suécia, República Eslovaca, Hungria, Turquia e China. Pautada nisso, a ideia de Paulo Martins é dar continuidade a esse canal de divulgação da moda brasileira, mesmo depois da Copa. "Pretendemos potencializar o portal para que continue a ser uma plataforma que evidencie o diálogo entre a moda e a cultura. Esperamos que o Fashion Culture Brasil possa colaborar para intensificar o poder brasileiro", diz Paulo Martins.

Identidade

Saiba mais sobre alguns estilistas brasileiros que se apropriam da cultura nacional em suas criações: • Ronaldo Fraga O estilista mineiro Ronaldo Fraga, que é conhecido por sua moda de corte atemporal, totalmente livre de tendências, criou coleções inspirado nas pinturas de Cândido Portinari, na poesia de Carlos Drummond de Andrade e no samba de Noel Rosa. Fraga também valoriza o toque artesanal de costureiras, bordadeiras e rendeiras.

• Oscar Metsavaht Criador da marca Osklen, o estilista é um dos pioneiros do trabalho de moda sustentável no país – o uso de materiais recicláveis e o compromisso com uma produção de roupa que respeite a natureza são uma de suas principais preocupações. O Rio de Janeiro e o modo de vida de seus moradores é uma das principais inspirações para Metsavaht. • Silmar Alves O paranaense usa exclusivamente como temática em suas coleções a cultura do nosso estado. A poeta Helena Kolody, o escritor Paulo Leminski e a padroeira Nossa Senhora do Rocio já estiveram em suas criações. Até a tradicional Rua das Flores, no centro de Curitiba, já serviu como tema para um de seus desfiles.

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