• Carregando...
O ator Luiz Bertazzo dialoga com o poeta Manoel de Barros em seu monólogo | Marco Novack/Divulgação
O ator Luiz Bertazzo dialoga com o poeta Manoel de Barros em seu monólogo| Foto: Marco Novack/Divulgação

Programe-se

Bifes_1

Teatro Novelas Curitibanas (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco), (41) 3321-3358. De quinta-feira a domingo, às 19 horas. Entrada gratuita. Os ingressos precisam ser retirados uma hora antes do espetáculo. Até 31 de agosto. Classificação indicativa: 16 anos.

Durante dois dias, seis atores surgem em cena no Novelas Curitibanas apresentando monólogos que discutem algum autor ou figura que os inquiete. Nas mãos de artistas egocêntricos, a proposta do projeto Bifes_1, da Companhia BifeSeco, poderia ser entediante e excessivamente permeada por interesses particulares.

O que ocorre com o espetáculo, no entanto, é exatamente o contrário. Motivados por entender como esses trabalhos e ideias determinam percepções de mundo e referências artísticas, o grupo cria uma montagem introspectiva e cheia de simbolismos.

Para determinar como é formado o repertório de um ator, a companhia dialoga com suas próprias influências. Há citações à linguagem da palhaçaria, ao cinema de Amácio Mazzaropi (1912-1981) e ao legado do dramaturgo norte-americano Bob Wilson e dos escritores Clarice Lispector (1920-1977), Julio Cortázar (1914-1984) e Manoel de Barros. Cada um desses elementos é explorado por cerca de 40 minutos no palco.

O texto, assinado coletivamente, contempla a experiência pessoal de cada ator com a figura que o interesse. Sávio Malheiros, por exemplo, se inspira no personagem caipira imortalizado por Mazzaropi para falar sobre cultura popular e suas memórias a respeito do cineasta paulista.

Mais do que discutir a obra do artista, o monólogo incorpora elementos que rondam seu imaginário, como o sertanejo e a contação de histórias. Mazzaropi nasceu na mesma cidade que Malheiros, Taubaté, assim como a apresentadora Hebe Camargo (1929 -2012). O fato parece o suficiente para que os dois figurem como personagens em seu monólogo.

Infelizmente, ter uma noção do projeto Bifes_1 inteiro requer tempo. Cada apresentação reúne três solos com duração aproximada de 2h30. Como os atores se intercalam entre quinta-feira e domingo, o público precisa comparecer a dois dias da encenação para ver tudo.

Com direção geral de Dimis Jean Soares, o espetáculo ainda tem no elenco Luiz Bertazzo, Patrícia Cipriano, Má Ribeiro e Ciliane Vendruscolo, além do próprio diretor. O próximo fim de semana encerra essa temporada de apresentações em Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]