• Carregando...

A figura lendária de Maria Bueno, personagem enigmática da história curitibana, cultuada como santa, é o tema da peça "Maria Bueno – A Santa (tipicamente) Curitibana", que abre a temporada 2007 do teatro Novelas Curitibanas. A montagem da companhia Rainha de 2 Cabeças Teatro e Dança, e direção de César Almeida, estréia nesta quarta-feira (17).

A pesquisa realizada pelo diretor transforma Maria Bueno em uma mulher politizada, defensora de direitos feministas, mesclando tragédia e comédia. O texto retrata a vida de Bueno, que provavelmente nasceu em Morretes e, como a maioria das mulheres de sua condição social, foi obrigada a submeter-se aos caprichos dos senhorios daquela época. Mulher de personalidade, foi vítima de um crime passional.

Lavadeira ou prostituta (há inúmeras controvérsias nos relatos sobre a sua história) de beleza ímpar, Maria Bueno foi brutalmente assassinada por um soldado em janeiro de 1893. Os autos do crime desapareceram, mas sabe-se que o autor teria sido absolvido. A cena do crime, um matagal onde hoje é a rua Rua Vicente Machado, transformou-se rapidamente em local de peregrinação – Maria Bueno foi inicialmente enterrada ali, em uma cova rasa. Mais tarde, o corpo foi transferido para o Cemitério Municipal onde, na década de 1960, quando Arnaldo Azevedo, ex-campeão sul-americano de tênis e criador da Irmandade Maria Bueno, construiu a capela azul que até hoje guarda os restos mortais e é local de peregrinação.

O diretor Cesar Almeida destaca que o espetáculo tem a preocupação do resgate histórico-sociológico de Curitiba. Como trata de história que não é contada em livros, o autor usou fontes jornalísticas da época e relatos de populares que foram agraciados pelas bênçãos de Maria Bueno. Também teve como referências montagens como "Grato Maria Bueno", de Oraci Gemba (década de 1970), a brilhante visão do falecido diretor Raul Cruz (década de 1980), e, na década de 1990, a montagem de Wellington Silva.

A peça tem cenários de Geraldo Kleina, figurinos do estilista Alex Sandro e no elenco estão os atores Kassandra Speltri, Ludmila Nascarella, Caike Luna, Mateus Zucolotto e Carlos Vilas Boas.

A peça fica em cartaz de quarta a domingo até 11 de fevereiro.

Confira a programação dos teatros

Serviço: Maria Bueno – A Santa (Tipicamente) Curitibana. De quarta a sábado, às 21 horas, e domingo, às 20 horas. Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222) Tel.: 3321-3358. Entrada franca com uma lata de leite em pó. Estacionamento anexo gratuito. Até 11 de fevereiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]