i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Luto

Morre a coreógrafa e dançarina Pina Bausch

  • PorDas agências
  • 30/06/2009 21:10
Pina Pausch foi uma das pioneiras da chamada dança-teatro | Barbaba Sax/AFP
Pina Pausch foi uma das pioneiras da chamada dança-teatro| Foto: Barbaba Sax/AFP

São Paulo - A bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch morreu ontem aos 68 anos. O fato foi revelado por uma porta-voz da Ópera de Wuppertal (na região da Renânia do Norte-Vestfália), onde ela era coreógrafa residente. A artista é considerada uma das figuras fundamentais da dança no século 20, influenciando mais de três gerações de coreógrafos.

Considerada uma das peças-chave na consolidação da chamada dança-teatro, Pina tinha uma maneira de conceber o espetáculo como uma ótica completa, aberta e não-linear, tendo passado pela Julliard School, renomada escola de artes cênicas e música de Nova Iorque, tendo sido a primeira bailarina alemã a conseguir uma bolsa para estudar na instituição norte-americana.

Contratada pelo Teatro de Ópera de Wuppertal em 1973, Pina deu início a um ciclo de "óperas dançadas’’: Ifigênia em Tauris (1974), Orfeu e Eurídice (1975) e Barba-azul (1977)

Em 1978, Pina produziu obra inspirada em Macbeth, de Shakespeare, e elaborou um método: criou uma peça a partir de perguntas. A peça se chama Er nimnt sie an der Hand und führt sie in das Schloss, die anderen folgen (ele a levou pela mão ao castelo, os outros os seguiram) No mesmo ano, criou outra obra-prima, o espetáculo Café Müller , que mostra uma competição entre três coreógrafos, usando o mesmo cenário.

Brasil

Em 1980, Pina conheceu Chile, Argentina e Brasil, para onde voltaria mais cinco vezes, a última em 2006. Desenvolveu um novo método: abordar a cultura local em seus espetáculos.

Bandoneon (1980) trata do tango argentino, enquanto Nelken (1982) aborda ditaduras latino-americanas Outros locais foram homenageados: o estado da Califórnia, em Only You (1996), Hong Kong, em O Limpador de Janelas (1997), e Brasil, com Água (2001).

Em 2001, recriou a peça Kontakthof (1978), primeiro só com pessoas acima de 65 anos e, no ano passado, só com adolescentes

Após ter sido uma das atrizes de E la Nave Va (1983), de Federico Fellini, dirigiu seu próprio filme, O Lamento da Imperatriz (1990), uma colagem de cenas dançadas na cidade de Wuppertal. Duas peças suas, Café Müller e Mazurca Fogo , aparecem no longa-metragem Fale com Ela (2002), de Pedro Almodóvar.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.