• Carregando...
Ivo Rodrigues morre aos 61 anos | Marcelo Elias/Arquivo Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ivo Rodrigues morre aos 61 anos| Foto: Marcelo Elias/Arquivo Agência de Notícias Gazeta do Povo

Blog Sobretudo: Curitiba perdeu a voz

Vídeo: o curta-metragem "Voz Disfarçada de Gente", produzido em 2006, é narrado por Ivo Rodrigues, e conta um pouco de sua história e de sua trajetória na música paranaense

Vídeo: assista a Ivo Rodrigues no Blindagem

Corpo de Ivo está sendo velado no salão do Teatro Guaíra

Em 2001, o músico falou sobre a paixão pelo Coritiba ao Globo Esporte

  • Ivo Rodrigues ficou mais de 30 anos à frente do Blindagem
  • Ivo Rodrigues no palco com a banda Blindagem

O vocalista da banda Blindagem, Ivo Rodrigues Jr., morreu aos 61 anos na noite de quinta-feira (8) no Hospital de Clínicas de Curitiba, vítima de uma parada cardiorrespiratória decorrente de complicações em função de um câncer.

Segundo a assessoria de imprensa do músico, há um mês a equipe médica que o acompanhava detectou um tumor no canal da uretra do músico, mas o câncer já estava em estágio avançado. Em julho do ano passado, ele foi submetido a um transplante de fígado, em razão de uma cirrose hepática.

O velório acontece no hall do Teatro Guaíra e é acompanhado por familiares, amigos, parceiros da música e admiradores. O cortejo partirá às 16h30 em direção ao ao Cemitério Municipal de Curitiba. O sepultamento está marcado para às 17 horas. Ivo era casado e deixa dois filhos.

História

Ivo nasceu em Porto Alegre (RS), mas com três anos de idade se mudou para Curitiba com a família. O músico assumiu o vocal da banda Blindagem em 1969, uma das mais tradicionais do Paraná. Além de se manter por três décadas nos microfones da banda, o vocalista também se notabilizou por manter sólida parceria com o poeta curitibano Paulo Leminski.

O contato com a música começou cedo, com a participação de programas de auditórios em rádios e em programas de calouros na televisão. Em 1966, foi eleito o melhor cantor do Sul do Brasil, conquistando o "Troféu Barra Limpa", em um programa apresentado por Júlio Rosemberg na TV Paranaense. Com isso, ganhou como prêmio um programa de duas horas, o "Juventude Alegria", que passou a ser transmitido na emissora nas tardes de sábado.

Na Blindagem, participou de momentos históricos para o rock paranaense. Com um som agressivo e performático, variando do lírico ao pesado, a banda participou de festivais memoráveis, como o de Águas Claras. Entre os momentos mais importantes do grupo, a banda foi a responsável pela montagem do legendário espetáculo Rocky Horror Show, em 1982.

O primeiro disco foi gravado em 1981, pela Continental, com o título "Blindagem". No mesmo ano, a banda lançou dois compactos. Em 1983, vieram mais dois compactos, com as músicas "Malandrinha" e "Me provoque pra ver". Outro single foi lançado em 1985, pela Polygram, com a música "Operário Padrão". O outro LP, "Cara x Coroa", foi lançado de maneira independente em 1987.

Os trabalhos da banda tiveram reedições e versões em CD. O novo disco foi lançado em 1997, com o título "Dias Incertos". Em junho de 2008, a Blindagem lançou seu DVD "Rock em Concerto – Banda Blindagem e Orquestra Sinfônica do Paraná", gravado ao vivo na primeira apresentação do Rock em Concerto, em setembro de 2007.

Futebol

Apaixonado por futebol, Ivo era coxa branca. Em 2001, o Globo Esporte conversou com a banda que entre os integrantes tem torcedores do Coritiba e do Atlético. (veja o vídeo abaixo) Ele relembrou os momentos mais emocionantes dos clube e o grupo pediu paz entre as torcidas.

Mensagens

Amigos e admiradores de Ivo estão enviando mensagens de despedida ao cantor de várias cidades paranaenses. Um deles é o Atila, que escreveu estar triste com a perda e agradeceu o músico por sua obra. "Acredito que sua inconfundível voz rouca ecoará pelo celeste para o sempre. Obrigado pelas canções". Os fãs também homenagearam o músico com mensagens no microblog Twitter. Muitos admiradores usaram letras das músicas escritas por Ivo para se despedir.

Deixe sua mensagem de condolências abaixo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]