• Carregando...

Morreu na madrugada desta segunda-feira, na cidade de Atlanta, no estado da Georgia, o cantor americano James Brown, de 73 anos. Ele foi internado na véspera com pneumonia no Emory Crawford Long Hospital e morreu, segundo seu agente, Franck Copsidas, por volta da 1h45m. O cantor, compositor e produtor musical nasceu naquele mesmo estado em 3 de maio de 1933 e é reconhecido como um dos artistas mais influentes da música popular no século XX. Ele é considerado o pai da soul music.

Prolífico letrista e produtor musical, foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o funk e o soul. Também deixou sua marca em outros gêneros musicais, incluindo o rock, o jazz, o reggae, a disco music, o hip-hop e na música dançante e eletrônica em geral.

Brown se tornou famoso com músicas como "I got you (I feel good)", "Papa’s got a brand new bag", "Please please please" e "Living in America". Cantores como Mick Jagger, Michael Jackson e David Bowie, entre outros, já reconheceram terem se inspirado no legendário artista.

Sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da de 1960, graças à força de suas performances ao vivo e a uma seqüência de grandes sucessos. Apesar de numerosos problemas pessoais e alguns fracassos, ele continuou a produzir hits nas duas décadas seguintes. Nos anos 60 e 70, James Brown era uma presença em assuntos políticos americanos, especialmente no ativismo em favor dos negros e dos pobres. Curiosamente, outro ícone do século XX, o ator Charles Chaplin (criador do personagem Carlitos), também morreu numa manhã de Natal, aos 88 anos, em 1977.

Turbulência

Nascido em um subúrbio de Barnwell (Carolina do Sul) em 1933, Brown superou uma infância marcada pela miséria e a marginalização, após ser abandonado aos quatro anos por seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar por sua vaga no quarto de um bordel.

Aos 16 anos, foi condenado a passar três anos em um reformatório por roubar carros. Ao sair, e em meio a uma carreira semiprofissional como boxeador, uniu-se ao grupo de gospel de Bobby Byrd, cuja família acolheu Brown. A banda, rebatizada como Famous Flames, assinou um contrato em 1956 com a King Records de Cincinnati e quatro meses depois a canção "Please Please Please" se transformou em seu primeiro título a alcançar o topo das paradas de sucesso.

Depois, foram lançados títulos como "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You (I Feel Good)", "Get Up (I Feel Like Being a Sex Machine)" e "I'am Black and I'm Proud", enquanto Brown se envolvia com drogas, álcool e atos de violência, que lhe trouxeram problemas com a Justiça.

Na década de 70, após a morte de seu filho em um acidente de trânsito, a carreira de Brown começou a declinar, embora depois tenha lançado sucessos como "Living in America", que integrou a trilha sonora do filme de Sylvester Stallone "Rocky IV", em 1986.

Dois anos depois, a carreira de Brown foi interrompida ao ser condenado a seis anos de prisão por tentar agredir dois policiais. Os oficiais o teriam perseguido após invadir armado uma reunião de agentes de seguros que era realizada em um edifício de sua propriedade, acusando-os de utilizar seus banheiro particular. O cantor passou mais de dois anos na prisão, após os quais se dedicou a trabalhar com jovens músicos de rap e hip hop, que viram nele, apesar de seus erros, um modelo que conseguiu superar a miséria e marginalização de sua infância.

O G1 mostra para você vídeos e músicas de James Brown

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]