Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cinema

Morre Michael Cimino, diretor que venceu Oscar por ‘O Franco-Atirador’

Ambiciosa produção sobre a Guerra do Vietnã levou cinco Oscar, incluindo os prêmios de melhor filme e melhor diretor para Cimino

O diretor Michael Cimino (à esquerda) orienta o ator Robert De Niro durante as filmagens de O Franco-Atirador, em 1978 | Divulgação/United Artists
O diretor Michael Cimino (à esquerda) orienta o ator Robert De Niro durante as filmagens de O Franco-Atirador, em 1978 (Foto: Divulgação/United Artists)

Morreu neste sábado (2) o diretor, produtor e roteirista norte-americano Michael Cimino, conhecido por filmes como “O Franco-Atirador” e “O Portal do Paraíso”. Ele tinha 77 anos.

O anúncio foi feito pelo diretor do Festival de Cinema de Cannes Thierry Fremaux, através do Twitter. “Michael Cimino morreu em paz, cercado por sua família e pelas duas mulheres que o amavam. Nós o amávamos também”, escreveu. Até o momento, não existem mais informações sobre as circunstâncias de sua morte.

Cimino começou sua carreira nos anos 1960, em Nova York, como diretor de comerciais para a televisão. Em seu currículo constam clientes como Pepsi, United Airlines e Kool Cigarettes.

Em 1971, se mudou para Los Angeles, onde começou a trabalhar como roteirista. Logo chamou a atenção do astro Clint Eastwood, que o convidou para escrever “Magnum 44” (1973), o segundo da saga “Dirty Harry”. Eastwood também lhe deu a chance de dirigir seu primeiro longa, “O Último Golpe” (1974), cujo roteiro também é assinado por Cimino.

O triunfo permitiu que ele pudesse trabalhar em “O Franco-Atirador” (1978), uma ambiciosa produção sobre a Guerra do Vietnã. Estrelado por Robert DeNiro, Christopher Walken e Meryl Streep, o longa conquistou cinco Oscar, incluindo os prêmios de melhor filme e melhor diretor para Cimino.

O estrondoso sucesso de crítica e de público de “O Franco-Atirador” deu a Cimino carta branca para o desenvolvimento de “O Portal do Paraíso” (1980). A produção extrapolou o orçamento previsto e foi um fracasso de público e crítica, marcando a queda do estúdio United Artists e da carreira de Cimino.

Após “O Portal do Paraíso”, ele dirigiu mais quatro produções, encerrando sua carreira com “Na Trilha do Sol” (1996).

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.