• Carregando...

O ator Glenn Ford, que se tornou conhecido por filmes como "Gilda", "Os Corruptos" e como o pai adotivo de Superman, morreu, aos 90 anos, nessa quarta-feira. Ele estava em sua mansão em Beverly Hills, na Califórnia.

O Departamento da Polícia de Beverly Hills disse num comunicado que os paramédicos foram chamados à casa de Ford durante a tarde e encontraram o ator morto. Ainda não se sabe a causa da morte.

O ator canadense, que estrelou cinco filmes ao lado de Rita Hayworth, nunca conseguiu obter o status de superstar que buscava, embora tenha conquistado o coração dos espectadores em vários papéis.

Muitos críticos achavam que ele era subestimado, e um deles, David Shipmann, escreveu: "Ele é um bom, talvez o melhor, exemplo daquele grupo de atores confiáveis e eficientes".

Ford apareceu em mais de 200 filmes, tornando-se uma das estrelas mais constantes no cinema.

Longe das câmeras, levou uma vida bastante discreta e caseira. Ele iria fazer sua primeira aparição pública em 15 anos numa comemoração de seus 90 anos, em Hollywood, há quatro meses. Mas não pôde comparecer à festa por problemas de saúde. Em seu lugar, ex-colegas como Debbie Reynolds e Martin Landau o elogiaram.

Embora tenha aparecido mais freqüentemente em faroestes, Ford interpretou uma série de heróis e vilões. Sua carreira começou em 1939.

Em 1942, ele se juntou ao corpo de fuzileiros navais e, depois da Segunda Guerra Mundial, estrelou seu primeiro filme de grande orçamento, o romântico "Gilda", com Hayworth, em 1946. O filme foi um sucesso e Bette Davis confirmou seu papel como protagonista ao escolhê-lo para contracenar em "Uma Vida Roubada", que estreou no mesmo ano.

Ford trabalhou ao lado de Rita Hayworth novamente em "Os Amores de Carmen" (1948) e "Uma Viúva em Trinidad" (1958), e fez um de seus melhores vilões em "O Homem do Colorado" (1948).

Em 1953, fez sucesso em "Os Corruptos", do diretor Fritz Lang. Ele interpretava um policial que queria se vingar do assassinato da sua mulher. Também memorável foi sua participação em "Sementes de violência" (1955), em que fez o papel de um professor, e em "Casa de Chá do Luar de Agosto" (1956), em que interpreta um soldado americano no Japão.

O ator nasceu em Quebec em 1º de maio de 1916 e foi batizado Gwyllyn Ford. Aos 7 anos, ele se mudou com a família para Santa Mônica, Califórnia.

Ele casou-se quatro vezes. Deixou o filho Peter, de 61 anos, que também é ator.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]