• Carregando...
John Barry recebeu uma homenagem da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta), em 2005. | Odd andersen/AFP
John Barry recebeu uma homenagem da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta), em 2005.| Foto: Odd andersen/AFP
  • O trabalho em Moscou Contra 007 foi o primeiro de Barry para a série do agente secreto
  • A trilha sonora de Entre Dois Amores deu o Oscar ao compositor

O compositor britânico John Barry, ganhador de cinco Oscars e conhecido por ser autor de trilhas sonoras para os filmes do espião James Bond, morreu no último domingo, aos 77 anos. Ele deixou a esposa, Laurie Barry, com quem foi casado por 33 anos, quatro filhos e cinco netos. A causa da morte não foi divulgada, mas a rede BBC informou que ele teria sofrido um ataque cardíaco.

Barry escreveu as trilhas sonoras de 11 filmes do agente 007 – começando por Moscou Contra 007 (1963). No ano anterior, ele já havia feito arranjos para O Satânico Dr. No, filme inaugural da série.

Barry nasceu em 1933, na cidade de York, no norte do Reino Unido, e numa entrevista há quase dez anos contou ter testemunhado os efeitos dos bombardeios nazistas de 1942 sobre a cidade inglesa – experiência que teria tido um profundo impacto na sua música. "Tenho uma forte atração por temas que lidem com a perda", disse ele, comentando seus trabalhos para o cinema.

"Entre Dois Amores, Dança com Lobos, Em Algum Lugar do Passado – todos esses filmes são sobre perdas. Não sei se isso vem da minha experiência na Segunda Guerra Mundial. Isso deixa uma marca, não sei como poderia não deixar", disse o músico. Barry estudou piano clássico, mas se voltou para o jazz e aprendeu trompete. No fim da década de 1950, ele formou um septeto com o seu nome, e chamou o guitarrista Vic Flick – autor dos clássicos acordes que identificam o personagem James Bond até hoje.

O compositor começou a fazer arranjos para cantores numa série de televisão, e estreou no cinema com a trilha de Beat Girl (1960). Ga­­nhou Oscars por Dança com Lobos, Entre Dois Amores, O Leão no Inverno e A História de Elza , pelo qual levou duas estatuetas, nas categorias de melhor trilha sonora e canção original. Barry também recebeu quatro Grammys e uma homenagem da Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas (Bafta), em 2005.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]