• Carregando...
Peter Falk tinha 83 anos e sofria de doença de Alzheimer | Reuters
Peter Falk tinha 83 anos e sofria de doença de Alzheimer| Foto: Reuters

O ator Peter Falk morreu na madrugada de quinta-feira em Beverly Hills, na Califórnia, aos 83 anos. Ainda não se conhece a causa da morte, mas se sabe que ele sofria da doença de Alzheimer havia vários anos.

Falk ganhou quatro prêmios Emmy por interpretar o célebre detetive Columbo na série exibida nos Estados Unidos entre 1971 e 2003. O segundo episódio de Columbo foi dirigido por Steven Spielberg, então com 25 anos. Em 69 episódios, Peter Falk produziu ou coproduizu 24. No cinema, Falk fez 60 filmes, muitos deles com seu amigo John Cassavetes (entre eles Os Maridos, em 1970, e Uma Mulher sob Influência, em 1974). Ele recebeu indicações ao Oscar em 1961 e 1962 por seu trabalho como coadjuvante nos filmes Murder, Inc. e Dama por um Dia, com Bette Davis. Em 1992, em O Jogador, de Robert Altman, desempenhou seu próprio pa­­­­pel. Seu último trabalho no cinema foi no filme American Cowslip, de 2009. Em 2007, ele fez uma participação no filme O Vidente, com Nicolas Cage. Também participou do elenco do premiado Asas do Desejo (1987), de Wim Wenders.

Falk nasceu em 16 de setembro de 1927, em Nova York, de uma família judia, de pai russo e mãe checa. Aos 3 anos, um tumor maligno fez com que perdesse um olho. Após ter completado o mestrado em Ciências Políticas na Universidade de Siracusa (estado de Nova York), e de ter trabalhado como cozinheiro, tentou em vão se integrar à agência americana de informação, a CIA, lan­­­çando-se na carreira de funcionário público do estado de Connecticut (nordeste dos EUA). Deixou o cargo em 1957.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]