• Carregando...
Raquel Francielle (à esquerda) e Debora Cristina dos Santos (à direita), responsáveis pelo MSI | Tayná de Campos Soares
Raquel Francielle (à esquerda) e Debora Cristina dos Santos (à direita), responsáveis pelo MSI| Foto: Tayná de Campos Soares

Anos atrás, 10 estudantes da Faculdade de Artes do Paraná (FAP) do curso de licenciatura em Teatro tiveram a ideia de criar o Movimento dos Sem Ingressos, cuja intenção é conseguir ingressos e redistribuí-los para as pessoas que tivessem interesses em assistir as peças do Festival de Teatro de Curitiba.

O grupo surgiu em 2003 numa uma conversa entre Debora Cristina dos Santos, Raquel Francielle e Jeferson Araújo de Morais, ambos alunos do curso da FAP. Eles tinham em sua grade a exigência de cumprir a carga horária de atividades culturais e, por isso, os alunos eram dispensados para poder assistir as peças. Como não dispunham de tanto dinheiro para assistir a tantas peças, decidiram criar o MSI, Movimento dos sem ingressos.

Debora Cristina conta que desde que o grupo foi criado (há 10 anos) ele não parou mais de crescer. "Nosso movimento ajuda a muitas pessoas que não tem condições de comprar ingressos. Por mais que o preço seja acessível a todos os tipos de público, se a pessoa quer assistir várias peças, o que é barato acaba tornando-se caro". Ela ainda explica que cada companhia de Teatro tem 10% de cota para ingressos e que antes do movimento surgir eles distribuíam para as pessoas nos bares e nas ruas. "O que fizemos foi mudar essa situação. Ao invés das companhias darem os ingressos por aí, eles começaram a contribuir conosco e, assim, nós evitamos que muitos ingressos ‘morressem’ em mãos de pessoas que não tinham o interesse de assisti-las".

Este é o décimo ano em que o grupo se organiza voluntariamente em frente ao Memorial de Curitiba, os voluntários ficam das 11h até às 18h. Quem tem ingresso para doar ou quer pegar alguma entrada pode procurar o Movimento dos sem ingressos em frente ao Memorial de Curitiba todos os dias dentro do horário. Após as 18h o grupo sai para percorrer as filas das principais peças, tentando conseguir mais entradas de quem desistiu de ir ao espetáculo de última hora e também para distribuir os ingressos doados que sobraram. No ano passado, o grupo conseguiu arrecadar mais de mil ingressos e a expectativa para superar esta marca nesse ano, é grande. Mais informações sobre o movimento em: www.facebook.com/MSICWB

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]