• Carregando...
O bayan tem um timbre mais firme e um baixo mais profundo do que o acordeon normal | Divulgação
O bayan tem um timbre mais firme e um baixo mais profundo do que o acordeon normal| Foto: Divulgação

A música popular russa e búlgara está em destaque no Teatro da Caixa. Oleg Fateev (confira o serviço completo do show), instrumentista da Moldávia (ex-União Soviética) apresenta hoje, às 20h30, em um concerto solo, a música de seu bayan. Trata-se de um acordeom russo, fabricado pela primeira vez no século 20, e que se difere principalmente pela sonoridade. "O som do acordeom normal tem uma espécie de vibrato, o timbre do bayan é mais firme, e tem um baixo mais distinto e profundo", explica Fateev, em entrevista por telefone à Gazeta do Povo.

No repertório, composições populares do leste europeu – exóticas, mas não completamente incomuns para os ouvidos, segundo Fateev. "Harmônica e melodicamente, há uma proximidade grande entre as músicas eslava e brasileira. Ambas são construídas de uma maneira muito emocional, e o sentimento delas também é facilmente percebido. Já fiz um espetáculo em que misturava musicalmente o Brasil e os Bálcãs, funcionou perfeitamente". Além de composições próprias, o acordeonista irá executar obras de artistas russos, ciganos e búlgaros. Entre eles, o cantor popular Wladimir Wyssozki, "o Bob Dylan da Rússia", brinca Fateev.

Solo

O concerto faz parte do projeto Solo Música, que está em sua terceira temporada e já trouxe este ano o cravista Roberto de Regina e o pianista Benjamim Taubkin. O produtor e idealizador Álvaro Collaço explica a proposta: "o projeto convida músicos dos mais variados gêneros para tocarem sozinhos, acompanhados apenas de seus instrumentos". De acordo com o produtor, a diversidade é fundamental para o projeto. "Há quem fique curioso por apenas um espetáculo em particular, mas de uma maneira geral, o público de Curitiba tem sede por essa variedade musical. Existem muitas bandas de world music na cidade, e todas têm espaço. Havendo boa música, o público comparece".

Oleg Fateev já havia tocado em Curitiba no ano passado, no Teatro Paiol, em uma turnê com a percussionista paulista Simone Soul. "Foi uma experiência muito importante para mim. O teatro é muito bonito e no corredor havia fotos de acordeonistas famosos, como Hermeto Pascoal e Renato Borghetti. O público também reagiu muito positivamente às minhas composições", lembra Fateev. A turnê por São Paulo estendeu-se à capital paranaense por um acordo entre Simone e Collaço. "Fiquei encantado com o trabalho do Oleg. Resolvi convidá-lo para o projeto este ano, porque não só a música que ele toca é diferente, mas o próprio instrumento também é", explica o produtor e completa: "nossa referência sonora do leste europeu se restringe aos compositores clássicos e à música folclórica. É bom oferecer ao público algo contemporâneo, que não seja tão conhecido".

Serviço:

Projeto Solo Música – Oleg Fateev (confira o serviço completo do show). Teatro da Caixa (R. Cons. Laurindo, 280), (41) 2118-5111. Hoje, às 20h30. R$ 10.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]