Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mostra

Muito cinema no Paço da Liberdade

Filmes têm papel importante na programação do centro cultural curitibano

O premiado Eles Voltam está em cartaz amanhã na mostra Novos Horizontes | Divulgação
O premiado Eles Voltam está em cartaz amanhã na mostra Novos Horizontes (Foto: Divulgação)

Desde ontem, o Sesc Paço de Liberdade abriga o curso O Cinema de Carlos Rei­­chenbach, sobre a obra do diretor gaúcho, morto em 2012, autor de filmes importantes como Anjos do Arrabalde (1987) e Alma Corsária (1993). Quem ministra é o crítico e pesquisador Daniel Caetano, professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade Federal Flu­­minense (UFF).

Amanhã, às 19h30, den­­tro da mostra Novos Hori­­zontes, o espaço exibe, na Sala CinePensamento, o longa-metragem Eles Voltam, de Marcelo Lordello, com a presença do diretor, que participará de debate sobre o filme após a projeção. A produção venceu os prêmios de melhor filme, atriz (Maria Luiza Tavares) e atriz coadjuvante (Elayne de Moura) no Festival de Brasília de Cinema Brasileiro no ano passado.

Com a objetivo de trazer à cidade filmes brasileiros contemporâneos, ainda inéditos nos cinemas, a mostra exibiu, com a presença dos cineastas, filmes como Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marcos Dutra, Hoje, de Tatá Amaral, e Histórias Que Só Existem Quando Lembradas, de Júlia Murat.

Na semana que vem, no dia 30 de agosto, no mesmo local, estará em cartaz a oitava edição do Ciclo de Curtas-metragens Contemporâneos (confira quadro nesta página), fruto da parceria do Sesc com o Festival Internacional de Curitiba – Olhar de Cinema. O projeto, que tem curadoria do cineasta João Krefer, exibe filmes que fizeram carreira significativa no Brasil e no mundo.

Formação de plateia

Aristeu Araújo, técnico de atividades do Sesc Paço que responde pela programação na área audiovisual, conta que a entidade vem buscando manter uma programação regular e alternativa, que não concorra com o que oferecido pelo chamado circuito comercial. Esse trabalho tem, também, uma missão ainda mais ambiciosa: formação de plateia e fomentar a reflexão, com a realização de debates, como os que ocorrem nas sessões da Novos Horizontes .

Outra iniciativa que também visa à discussão é o Díinamo, projeto de exibição e discussão sobre estética e produção de curtas e médias-metragens. As exibições privilegiam curtas paranaenses, mas também incluem obras de realizadores de outros estados, como a paulista Julia Zakia, que, no dia 24 de setembro, às 19 horas, exibirá seus filmes ao lado de trabalhos do diretor curitibano Luciano Coelho. A curadoria do Díinamo fica a cargo do cineasta Terence Keller.

Segundo Aristeu Araújo, as sessões realizadas na sala CinePensamento, com capacidade para 56 pessoas, podendo receber até perto de 70, tem a frequência cativa de profissionais relacionados ao meio audiovisual e de cinéfilos. Mas também recebe um público de espectadores mais diversificados, que aos poucos descobre a programação oferecida pelo Paço.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.