• Carregando...

As festas de fim de ano são uma época de muita diversão, comida, convívio familiar e presentes - além do estresse, que afeta bem mais as mulheres que os homens.

Quase metade das mulheres norte-americanas passam por um nível de estresse mais elevado durante as festas, segundo uma pesquisa da Associação Psicológica Norte-Americana.

``As mulheres registram um aumento maior do estresse nas festas de fim de ano, e aparentemente são mais vulneráveis aos efeitos desse estresse'', disse à Reuters o psicólogo Russ Newman, diretor-executivo da associação para a prática profissional.

A pesquisa mostrou que 44 por cento das mulheres entrevistadas por telefone em outubro tiveram maior propensão a relatar um aumento no estresse durante as festas de fim de ano, enquanto o mesmo aconteceu com 31 por cento entre 369 homens.

Muitas respondem ao estresse comendo mais, consumindo mais bebidas alcoólicas e ``jogando-se no sofá'', disse Newman. ``São três maneiras muito pouco saudáveis de administrar o aumento do estresse do fim do ano'', disse o psicólogo.

Embora essas soluções pareçam oferecer certo alívio no curto prazo, elas podem ter efeitos psicológicos e à saúde, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabete e hipertensão.

Entre as mulheres, o sofá foi o ``remédio'' mais citado para se recuperar do estresse, segundo uma pesquisa feita pela Hallmark Magazine. Das 277 mulheres ouvidas na sondagem, 37 por cento disseram que sua estratégia favorita era ``esconder-se, ficar em casa e deitar - vento TV, lendo etc.''.

Vinte e oito por cento disseram que telefonavam para uma amiga, e oito por cento afirmaram descontar o estresse comendo. Outras estratégias citadas foram ir a um ``day spa'', fazer sexo e fazer ginástica.

As fontes do estresse, segundo Newman, são a falta de tempo, a falta de dinheiro, a pressão para dar presentes e o ''comercialismo'' das festas.

As reuniões familiares e o excesso de comida também provocam estresse.

``As mulheres assumem mais a responsabilidade de comprar presentes, preparar festas e reuniões, das comidas e todas essas coisas que aumentam o estresse da falta de tempo'', disse Newman.

Para combater o mal, o psicólogo recomenda dedicar tempo a si mesma fazendo meditação, exercícios ou passando um tempo relaxante com amigos. Ele também aconselha criar expectativas realistas de tempo e dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]