• Carregando...
50 pinturas dos velhos mestres holandeses serão exibidas no Museu Judaico de Nova York | Shannon Stapleton/Reuters
50 pinturas dos velhos mestres holandeses serão exibidas no Museu Judaico de Nova York| Foto: Shannon Stapleton/Reuters

Quase 50 pinturas dos velhos mestres holandeses, capturadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, serão exibidas a partir de domingo no Museu Judaico de Nova York.As obras já pertenceram a Jacques Goudstikker, marchand judeu de Amsterdã que morreu em 1940 quando fugia da invasão nazista. É a primeira vez desde a guerra que elas serão expostas conjuntamente.

Depois da morte de Goudstikker, 800 pinturas da sua coleção foram apropriadas pelo segundo homem na hierarquia nazista, Hermann Goering, em parte para a sua coleção particular, embora algumas telas tenham sido presenteadas a Adolf Hitler, segundo o Museu Judaico.

Em 2006, após quase dez anos de batalha judicial, o governo holandês devolveu 200 pinturas à nora de Goudstikker, Marei von Saher, única herdeira dele.

"O erro foi finalmente corrigido", disse Von Saher. "Este é um dos dias mais felizes da minha vida. A longuíssima luta valeu a pena."

Goudstikker foi um dos mais importantes marchands da Europa no período entreguerras, segundo Karen Levitov, curadora-associada do Museu Judaico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]