• Carregando...
The Young Professionals: formação é capitaneada pelos compositores, produtores e cantores Yonathan Goldshtein e Ivri Lider (ao centro) | Ronen Akerman/Divulgação
The Young Professionals: formação é capitaneada pelos compositores, produtores e cantores Yonathan Goldshtein e Ivri Lider (ao centro)| Foto: Ronen Akerman/Divulgação

Vídeo

Confira o clipe da faixa D.I.S.C.O

Entrevista

Confira a entrevista com Ivri Lider, produtor, compositor e cantor israelense

Maringá - É difícil ficar indiferente aos israelenses do The Young Professionals (TYP). Desde que divulgaram na internet, em julho deste ano, o videoclipe da primeira e única música de trabalho até então, "D.I.S.C.O", eles ganharam espaço em MP3 players de pessoas de vários países. Esse espaço, porém, pode ainda aumentar significativamente, com o lançamento do álbum de estreia, 09:00 to 17:00, 17:00 to Whenever, programado para amanhã.

"D.I.S.C.O" foi apenas um aperitivo. Além do videoclipe, eles disponibilizaram no site oficial da banda (www.typband.com) o single para download gratuito e liberaram a audição de outras três músicas – "Fuck Off Berlin", "Deserve" e "P.O.P" –, que só serviram para alimentar ainda mais o entusiasmo das pessoas. As outras dez faixas previstas só estarão disponíveis assim que o álbum chegar às prateleiras das lojas.

O segredo do sucesso está em fazer as pessoas sentirem vontade de dançar. O TYP toma receitas já consagradas, sem abrir mão da liberdade de dar pitadas bem particulares em alguns aspectos. Pela influência do synth pop, o som soa ao mesmo tempo retrô e atual. Nas faixas divulgadas, notam-se resquícios do estilo que imperou nas discotecas dos anos 1980, mas seguindo o rastro de bandas eletrônicas da atualidade, como Chromeo, Justice e Hot Chip.

"D.I.S.C.O" é um exemplo. O TYP adere sem qualquer prejuízo ao modismo de se apropriar de samples de hits de outros artistas, no caso, uma música homônima dos franceses do Ottawan, que estiveram no auge das paradas há três décadas. Aliado a isso, traz elementos da música eletrônica atual, além de um videoclipe para lá de moderno, à la Robyn (cantora pop sueca), que funcionou como um legítimo cartão de visitas.

Concepção

O videoclipe é consequência da maneira como o TYP concebe uma banda. No âmbito musical, a formação conta com apenas duas pessoas: os compositores, produtores e cantores Ivri Lider e Yonathan Goldshtein. Depois, há somente profissionais de net art, design e vídeo, que cuidam da estética das apresentações musicais, dos videoclipes e do website – entre os fixos estão Gil Noy e Roe Shani.

O TYP se deu bem ao convidar o controverso Uriel Yekutiel para dançar ao lado de mulheres no videoclipe. Como o convidado já era conhecido por toda Tel Aviv por protagonizar peças publicitárias para a festa GLS Arisa, o vídeo ganhou projeção. Nele, Yekutiel, que tem o porte físico de um peão, com bigode e tudo mais, aparece vestido de mulher.

O CD 09:00 to 17:00, 17:00 to Whenever traz ainda uma proposta no mínimo interessante. Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo (leia ao lado), Lider adiantou que as 14 faixas previstas para o álbum são divididas em duas partes: a primeira indo das 9 às 17 horas e a segunda, das 17 horas à eternidade. "Cada uma das músicas do álbum tem a sua própria hora dentro de um dia", comentou.A versão física do álbum será lançada primeiramente em Israel. Nos outros países, poderá ser adquirido no formato digital no site da banda e via iTunes. Levando em conta a batida contagiante das quatro faixas já divulgadas na internet, a impressão que se tem é a de que o dia escolhido como base para o álbum foi uma sexta-feira ou sábado, quando muitas pessoas aproveitam para sair à noite com um único objetivo: dançar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]