Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Personagem

“A música é minha vida”, diz a cantora Omara Portuondo

Diva de 85 anos, ao contrário do grupo que lhe deu fama, o Buena Vista Social Club, não pensa em encerrar a carreira

Para Omara, é uma “honra” ser embaixatriz da música cubana. | Philippe Lopez/AFP
Para Omara, é uma “honra” ser embaixatriz da música cubana. (Foto: Philippe Lopez/AFP)

A aparência frágil de Omara Portuondo contrasta com a voz sonora que a transformou em uma estrela em Cuba antes de conquistar fama internacional com o Buena Vista Social Club numa idade em que muitos se aposentam.

O lendário grupo se despedirá do público com “Adiós Tour”, sua última turnê mundial. Mas a cantora de 85 anos, que exerce sua arte desde os 15, não está pronta para deixar os microfones.

“Nenhum de nós imaginou o enorme êxito do Buena Vista Social Club, conseguimos o que nunca sequer teríamos sonhado”, disse em entrevista à AFP antes de se apresentar nesta quinta-feira (10) em Hong Kong. “A música é a minha vida e não deixarei de cantar.”

Já são 20 anos desde que, por uma casualidade do destino, o guitarrista americano Ry Cooder e o astro cubano Juan de Marcos González incentivaram grandes nomes da época de ouro da música cubana a se reunir para produzir um disco.

O álbum, gravado em apenas seis dias, chamado “Buena Vista Social Club” em homenagem a um clube privado de Havana que fechou as portas após a Revolução cubana, foi um grande êxito.

Foram vendidos milhões de cópias e o filme homônimo do cineasta alemão Wim Wenders sobre esta aventura não fez mais que propulsionar a música cubana na cena internacional.

O Buena Vista exportou também uma visão pitoresca de uma ilha que vivia praticamente isolada após a revolução de 1959.

Para a geração que chegava à idade adulta nos anos 1990, era uma forma de descobrir uma Cuba muito diferente da imagem associada aos comunistas nos países ocidentais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.