Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
música

Banda curitibana Water Rats grava em um dos maiores estúdios do mundo

Grupo de punk rock foi selecionado para trabalhar no Avast!, em Seattle, ao lado de Jack Endino e Thurston Moore, ex-Sonic Youth

Water Rats bate papo com Thurston Moore (de camisa azul). | Divulgação
Water Rats bate papo com Thurston Moore (de camisa azul). (Foto: Divulgação)

Entre 10 mil bandas ao redor do mundo, ficar entre as 84 selecionadas para gravar em alguns dos estúdios mais famosos do planeta já é uma conquista e tanto. Agora imagine, além disso, ter como parceiros dois ícones do rock contemporâneo. Pois foi o que viveu em setembro do ano passado a banda curitibana Water Rats, um dos sete grupos brasileiros escolhidos para participar do projeto Converse Rubber Tracks.

Promovido pela empresa americana Converse (que produz os tênis All Star), o projeto proporciona a artistas emergentes a possibilidade de gravar em alguns dos estúdios mais famosos do mundo. No caso do Water Rats, o local escolhido foi o Avast!, em Seattle (EUA), por onde passaram nomes como Soundgarden, Screaming Trees e Bikini Kill. A produção ficou a cargo de Jack Endino, responsável por “Bleach”, primeiro álbum do Nirvana, com a companhia de Thurston Moore, ex-guitarrista do Sonic Youth.

“A gente se inscreveu sem a menor pretensão. Quando recebemos a notícia de que havíamos sido selecionados, já foi incrível. E só quando chegamos lá soubemos quem seriam os nossos mentores, o que foi ainda mais inacreditável”, conta o guitarrista e vocalista Alex Capilé, que vive em São Paulo, mas fez parte de outra banda conhecida da cena curitibana, o Sugar Kane. Assim como o baterista René Bernuncia, que também tocou no Boi Mamão. Completam a banda Pedro Gripe (guitarra e vocal) e Bi Coveiro (baixo).

Formado em Curitiba em 2012, o Water Rats tem um disco gravado, “Ugly by Nature”, lançado em 2014. Dos dois dias de gravações em Seattle nasceu o EP “Hellway to High”, contendo seis músicas, que será lançado em vinil em junho. “Foi algo totalmente surreal e natural. Fizemos nosso trabalho, com a qualidade da produção do Jack Endino e o Thurston Moore como um ‘personal friend’. Foi um processo prazeroso, que valeu muito a pena”, diz Capilé.

Endino e Moore fazem parte das influências da banda, que classifica seu som como garage rock, inspirado no punk californiano dos anos 1980 e na cena alternativa dos anos 90. Após o lançamento do EP, o Water Rats parte em turnê pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

Assista ao vídeo promocional do Water Rats no estúdio Avast!:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.