Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Caderno G
  3. Música
  4. Guitarrista de Elvis que ajudou a fundar o rock’n’roll morre aos 84 anos

Luto

Guitarrista de Elvis que ajudou a fundar o rock’n’roll morre aos 84 anos

Scotty Moore morreu nesta terça-feira (28), em Nashville, depois de meses com a saúde frágil

  • Das agências
Moore em 2004, durante um evento comemorativo aos 50 anos do rock no Sun Studio, em Memphis: músico mudou o papel da guitarra no rock. | Mike Brown/AFP
Moore em 2004, durante um evento comemorativo aos 50 anos do rock no Sun Studio, em Memphis: músico mudou o papel da guitarra no rock. Mike Brown/AFP
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Scotty Moore, guitarrista de rock pioneiro conhecido principalmente por ter sido membro da banda original de Elvis Presley, morreu nesta terça-feira (28), aos 84 anos, informou o jornal “Memphis Commercial-Appeal”.

Moore, que tocou no primeiro sucesso de Elvis, “That’s All Right” (“Mama”), e em outras canções famosas como “Heartbreak Hotel” e “Hound Dog”, morreu em Nashville depois de passar meses com a saúde frágil, segundo a publicação.

“Perdemos uma das melhores pessoas que já conheci”, disse Matt Ross-Sprang, engenheiro de som do Sun Studio de Memphis, no Instagram. “O guitarrista que mudou o mundo... especialmente o meu. Espero que você não se importe se eu continuar roubando suas frases musicais.”

Moore – que em 2000 conseguiu um lugar no Salão da Fama do Rock and Roll e foi eleito o 29.º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista “Rolling Stone” – foi pioneiro do papel fundamental da guitarra na música pop. Para James L. Dickerson, biógrafo e amigo do músico, o guitarrista foi “co-fundador” do rock ‘n’ roll.

Biografia

Moore nasceu em Gadsen, no estado norte-americano de Tennessee, e começou a tocar guitarra aos oito anos. O músico foi recrutado para a banda de Elvis pelo lendário produtor Sam Phillips em 1954, de acordo com a “Rolling Stone”.

Foi essa banda, apelidada de Blue Moon Boys e que incluía o baixista Bill Black e o baterista D.J. Fontana, que tocou com Elvis durante a maior parte da década seguinte nas canções que lhe renderam o título de Rei do Rock ‘n’ Roll.

As cerimônias fúnebres de Moore, que foi incluído no Hall da Fama do Rock ‘n’ Roll em 2000, estão agendadas para esta quinta (30) em Humboldt, no Tennessee, segundo o “Commercial-Appeal”.

Relembre uma apresentação de Elvis na época de Scotty:

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE