Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Música

Millencolin toca em Curitiba neste domingo

Banda sueca de punk rock volta ao Brasil para divulgar novo álbum

Em “True Brew”, banda volta às raízes com riffs típicos do hardcore melódico e a rapidez do punk. | Divulgação
Em “True Brew”, banda volta às raízes com riffs típicos do hardcore melódico e a rapidez do punk. (Foto: Divulgação)

Após cinco anos desde a última vinda ao Brasil, a banda sueca Millencolin faz passagem por Curitiba neste domingo (15), no Vanilla Music Hall. O grupo divulga o CD “True Brew”, primeiro álbum de inéditas em sete anos, lançado em abril de 2015. Veja o serviço completo no Guia Gazeta do Povo.

Com um estilo que passeia entre o punk rock, pop punk e hardcore, o Millencolin surgiu no início dos anos 90, em meio ao boom de bandas de mesmo estilo. Na época, grupos como Pennywise – que fez show na capital paranaense nesta semana –, Descendents e NOFX já eram conhecidos e tinham contrato com gravadoras.

Além da “concorrência” acirrada, outro grande empecilho para o reconhecimento da banda, que teve seu sucesso comercial apenas em 2000, com o álbum “Pennybridge Pioneers”, foi a questão geográfica. A maior parte dos grupos similares eram da Califórnia, onde o cenário era consideravelmente mais receptivo para subgêneros do punk e hardcore.

Mas, em 1995, ao fechar um contrato com a gravadora estadunidense Epitaph, a banda passou a fazer turnês fora da Escandinávia. Nos anos seguintes, sua popularidade cresceu proporcionalmente ao estilo pop punk, e o Millencolin se apresentou em festivais ao lado de grupos como Blink-182 e The Offspring.

“True Brew”

Após deixar uma lacuna de sete anos na discografia, o Millencolin voltou ao estúdio para a gravação de seu oitavo álbum, intitulado “True Brew”. Apesar de o CD anterior, “Machine 15”, ter causado furor entre os fãs por abraçar um estilo mais voltado ao pop rock/alternativo, o novo material, gravado e produzido pela própria banda, volta às raízes do Millencolin.

As composições são diretas, com riffs típicos do hardcore melódico e a rapidez do punk. A influência de bandas como Bad Religion são evidentes em músicas como “Egocentric Man” e “Autopilot Mode”, especialmente nos vocais de Nikola Å arčević.

O trabalho, um resumo conciso da carreira de mais de duas décadas do Millencolin, apenas reforça sua relevância na cena do punk rock mundial e marca o retorno do grupo à ativa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.