• Carregando...

Grande sucesso atualmente como a fogosa e hilariante Safira, coadjuvante de luxo que está roubando a cena na novela Belíssima, Cláudia Raia é uma atriz subestimada. Além de ser uma das melhores comediantes de sua geração, a estrela, hoje aos 39 anos, é sempre capaz de surpreender. Prova disso é sua marcante participação na minissérie Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados (1995), lançada agora em DVD triplo.

Baseada no folhetim homônimo de Nelson Rodrigues, a produção pode ser considerada um marco tanto na carreira de Cláudia quanto na história da tevê nacional, que conseguiu o feito de transpor o romance do "Anjo Pornográfico" sem que o teor provocativo e crítico do autor pernambucano fosse sacrificado em nome da linguagem televisiva.

Cláudia Raia tinha apenas 27 anos quando viveu de forma contida, porém sensual, uma Engraçadinha madura e reprimida. Na primeira fase da minissérie, coube à então estreante Alessandra Negrini, oriunda dos palcos paulistanos, viver o papel .

Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados foi ao ar, na Rede Globo, entre 25 de abril e 25 de maio de 1995. O roteirista Leopoldo Serran, com colaboração do cineasta gaúcho Carlos Gerbase (de Sal de Prata), adaptou a obra rodrigueano. A história mostra dois momentos da protagonista Engraçadinha: aos 18 anos, em Vitória (ES), quando vive uma tórrida paixão proibida e trágica com o primo Sílvio (Angelo Antônio), na verdade, seu irmão ilegítimo; e 17 anos mais tarde, no Rio de Janeiro, quando a personagem é mostrada como uma mãe de família extremamente religiosa que reencontra a paixão ao trair o marido (Pedro Paulo Rangel).

Teste

Diretor artístico da Globo, o veteraníssimo Carlos Manga chamou Cláudia Raia, que jamais havia feito um papel dramático mais significativo, para uma pequena participação na minissérie. Dois dias depois, ela recebeu a ligação da diretora Denise Saraceni, que chamou a atriz para fazer um teste escondido de Manga. Presentes estavam apenas Denise, um câmera e Alessandra Negrini. Quando Manga assistiu ao teste, saiu pelos corredores da Globo dizendo "Achei Engraçadinha".

Uma curiosidade a respeito dos bastidores da minissérie é revelada nos extras. Na já clássica cena de sexo na chuva entre Cláudia e Alexandre Borges, outro estreante à época da produção, a lama era feita de chocolate. Nesse momento da trama, Engraçadinha tem um orgasmo depois de 20 anos de um casamento sem amor. Na hora do clímax, a câmera enquadrou em close-up o rosto de Cláudia e um pequeno acidente de percurso levou a equipe de gravação à gargalhada. A peruca da atriz, então com os cabelos curtos, caiu e ela ficou ali, em primeiro plano, coberta de chocolate e de toca na cabeça.

A minissérie está agora disponível em DVD triplo. Além de todos os capítulos na íntegra, a caixa traz cenas de bastidores e entrevistas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]