• Carregando...

Rede social

Perguntamos aos nossos seguidores no Twitter se a música erudita devia ter mais espaço na rádio Educativa FM. Luisgbm e Christopher_ns se pronunciaram e disseram que sim.

Concorda? Gostaria de opinar? Então, siga o Caderno G no Twitter e mande sua opinião!

Programação

Confira a grade da Rádio Educativa do Paraná:

De segunda a sexta

9h

Justiça para Todos – Programa de utilidade pública

18h

Tempo de Jazz (2ª edição)

18h30

Jornal da Educativa (2ª edição) – Jornalismo

De segunda a sábado

6h

Tempo de Jazz – As várias tendências do jazz

7h

Jornal da Educativa (1ª edição) – Jornalismo

De segunda a domingo

20h

Clássicos da Educativa - Programa de música clássica com os maestros Harry Crowl e Osvaldo Colarusso

Sábado

10h

Documento MPB – Histórias dos mais importantes artistas brasileiros contadas por eles mesmos

14h

Conversa Afinada (Entrevista) - Um bate papo sobre MPB

16h

Brasil ao Pé da Letra da Canção Popular – Programa ao vivo apresentado por Luciana Horas e Wellington Villa

17h

Cinemascope – A música do cinema

18h

Nossa História – Historias e músicas paranaenses

19h

Cantos de Portugal – A música de Portugal

22h

Art Rock – Rock progressivo

23h

Intercâmbio – Músicas brasileiras cantadas em outras línguas e vice-versa

0h

Hip-Hop – Apresentado por Bianca Merkle Bazzo

Domingo

6h

Certa Vez

7h

MPP com Você – A MPB feita no Paraná

8h

Seresta Brasileira

11h

Fora do Eixo – Músicos e bandas alternativos

12h

Samba de Bamba

13h

Venas Abiertas – Música latino americana

Podcast, Educativa, Macumbaria e Gravando Curitiba

Educativa FM

Nem é mais novidade, mas é a primeira vez que trato disso neste espaço. A Rádio Educativa FM fez uma mudança na programação. Agora, a prioridade é a música paranaense. Tudo ainda está muito no início, pois não faz um mês que o jornalista e músico Fernando Tupan assumiu a direção da rádio. Mas a mudança já é perceptível a "ouvidos vistos".

Leia a coluna Acordes Locais na íntegra

Depois de ser notícia no Twitter e no Facebook por conta da inserção de bandas locais em sua programação – e de ser aplaudida por isso –, a Rádio Educativa do Paraná (97,1 FM) foi novamente lembrada por seus ouvintes, alguns deles pertencentes ao Fórum Permanente de Música do Paraná, grupo virtual de discussões. E agora vaias foram ouvidas. A iniciativa, criada em 2005, conta com cerca de 500 interessados em música e a discussão entre seus integrantes teve como ponto de partida o pouco espaço para a música erudita na grade da emissora pública.

"Eu e outros ouvintes que sempre estavam ligados na Educativa sugerimos que a programação seja intercalada com outros gêneros musicais. A rádio ficou muito limitada e chata! É banda paranaense de manhã, de tarde e de noite. Sim, vamos dar uma força aos músicos paranaenses, mas vamos ser coerentes e variar a programação", escreveu o ouvinte Fabiano Guilherme, em e-mail encaminhado à Gazeta do Povo

Depois da mudança de governo, a Rádio Educativa do Paraná passou a contar com duas ho­­ras de programação diária voltadas à música erudita. Há os programas Grandes Ciclos da História da Música e Falando de Música, apresentado pelo maestro Osvaldo Colarusso, das 20 às 22 horas, às terças e sextas. Duas outras atrações, que abrangem a música sacra e a de câmara, são apresentadas no mesmo horário pelo compositor erudito Harry Crowl, intercalando-se entre se­­gunda e quarta-feira: não há dia fixo para cada subgênero. Há mais dois programas produzidos por Noemi Osna, jornalista especializada em Música Popular Brasileira, que completam a programação da semana.

Consultado pela reportagem, Osvaldo Colarusso concorda que o espaço destinado à música erudita poderia ser maior, mas relembra dos avanços em relação à administração anterior.

"Concordo que é pouco tempo, mas antes tínhamos somente uma faixa na programação, das 22 às 24 horas. O horário era terrível. Mudar isso já foi um ponto positivo. Então vi com simpatia essa alteração", diz o maestro, que trabalha na rádio desde 1998.

Ao vivo

Pai da cantora lírica Marília Vargas, integrante do Fórum Permanente de Música do Paraná e pesquisador de música antiga, Paulo José da Costa também diz sentir falta de outros gêneros, em especial da música erudita. "A programação nunca me agradou, mas passei a ouvir de uns tempos para cá e gostei. Seria interessante abrir horários específicos para concertos de trios, quartetos e programa de música barroca. Isso sem falar em música erudita paranaense", diz Costa, que, apesar de reclamar, se diz entusiasmado com o andamento da programação. "Antes era só música comercial sem necessidade", completa. Uma ideia, sugere, é a retransmissão de concertos pela TV Educativa do Paraná.

À espera

O diretor da Rádio Paraná Educativa, Fernando Tupan, por sua vez, se diz decepcionado por não ter sido contatado pelos que produzem ou se interessam por música erudita, para a troca de ideias e propostas. "O pessoal do rock, da MPB e até do jazz veio me procurar. Mas até o momento, não houve procura alguma por parte desses que reclamaram", diz o jornalista.

A discussão sobre a produção de música local – a pequena bola de neve proporcionada por uma mudança que aconteceu há tão pouco tempo – reforça o interesse de curitibanos por uma programação variada e de qualidade.

"Não tenho nada contra a divulgação de música erudita. Pelo contrário, queremos mais ouvintes. Mas quero contar com a colaboração desses músicos e produtores. Quero que eles venham conversar com a gente. Preciso que o pessoal me procure, que me mande discos e que me informem. Assim, o espaço vai aumentando", afirma Tupan.

Músico integrante das extintas bandas Estação no Inferno, Ídolos de Matinée e Tupans, e responsável pela programação da Rádio Estação Primeira, de meados da década de 1980 ao início da década de 1990, Tupan reforça que a variação musical existe e que a Rádio Educativa está de portas abertas. "Há um programa segmentado, que esses dias tocou música portuguesa e jamaicana." Tupan diz estar aberto a todas as manifestações e disposto a conversar com quem procurar a rádio.

Interatividade

Como deve ser a programação de uma rádio pública?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]