• Carregando...

Recentemente o cenário musical britânico presenciou a invasão de duas garotas que saíram do nada direto para as paradas de mais vendidos e executados.

Nascida em Dublin (Irlanda) e radicada em Londres desde criança, Kate Nash sempre teve o piano como seu aliado. O instrumento foi trocado pelo violão após uma queda que a fez ficar de molho em seu quarto, compondo canções, enquanto repousava um pé quebrado.

Já a escocesa Amy Macdonald, criada em Glasgow, arriscou uns acordes no violão abandonado de seu pai após se inspirar ouvindo as canções do primeiro CD que adquiriu em sua vida, The Man Who, lançado em 1999 pelo quarteto escocês Travis.

De maneira totalmente espontânea e despretensiosa, as garotas, ambas com 20 anos de idade, gravaram suas canções em sessões caseiras e, mais tarde, as enviaram aos selos e gravadoras independentes que ocupam os anúncios das últimas páginas do semanário inglês New Musical Express. Também postaram as músicas no site MySpace, onde logo passaram a ser descobertas por uma infinidade de pessoas.

Kate Nash logo virou queridinha da também inglesa Lily Allen, que elegeu a garota como a mais nova sensação do pop britânico. O empurrãozinho ajudou. Kate lançou seu primeiro single no início do ano e no mês de março assinou contrato com a Fiction Records, casa de bandas como Snow Patrol e The Delays. Graças ao enorme número de acessos ao perfil da cantora no MySpace e à tiragem limitada do primeiro single (foram apenas mil cópias) o álbum de estréia de Kate Nash, Made of Bricks, teve seu lançamento antecipado em cinco semanas, atingindo a primeira posição da UK Charts (ranking britânico) na semana em que chegou às lojas.

Já Amy Macdonald conseguiu um produtor e uma empresária após dois meses de tentativas, o que a levou a fazer parte do elenco do selo Vertigo, mesmo de The Killers e Razorlight. Seu primeiro single de sucesso, "Poison Prince", é escancaradamente dedicado a Pete Doherty (ex-Libertines, atual Babyshambles), ídolo não-idealizado da cantora ("Vou te dizer, meu príncipe envenenado/Logo você estará batendo na porta do céu", profetiza com sabedoria a jovenzinha).

Lançado em 30 de julho, o álbum de estréia de Amy Macdonald, intitulado This Is the Life, estreou na segunda posição da parada britânica de álbuns mais vendidos, onde permanece até hoje, em oitavo lugar (Kate Nash ocupa o quarto lugar no mesmo ranking).

O próximo single de Amy, "L.A.", continua apostando na ingenuidade pós-adolescente ao homenagear o ator Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain), adorado platonicamente pela escocesa. "Ele nunca viu meu rosto antes/Eu venho me esforçando mas não consigo ignorar isso/Mas ainda há um longo caminho pela frente". Sem previsão de lançamento no Brasil, ambos os álbuns podem ser encontrados em suas versões importadas. Se o faro da indústria musical brasileira for tão afiado quanto o da britânica, a espera não deve ser tão longa assim. Made of Bricks, Kate Nash GGGG. This Is the Life, Amy Macdonald GGG

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]