• Carregando...
Chewbacca, Luke, Obi-wan e Han Solo, no filme original, de 1977: remasterização foi completa | Divulgação
Chewbacca, Luke, Obi-wan e Han Solo, no filme original, de 1977: remasterização foi completa| Foto: Divulgação

São Paulo - Desde o início do ano, a caixa com o lançamento integral de Star Wars em blu-ray já era o ti-ti-ti de colecionadores. Em todo o mundo, foram vendidas antecipadamente, pela internet, cerca de 250 mil unidades, que começaram a ser entregues ontem. No Brasil, o número chegou a 20 mil. É menos do que os 39 mil da caixa de blu-ray de Avatar, mas há que assinalar a diferença. A caixa com o filme de James Cameron é dupla. A de Star Wars é muito mais complexa e sofisticada. São nove discos, incluindo 40 horas somente de extras.

Enfim, tudo o que você queria saber sobre a saga e não tinha a quem perguntar. Uma versão mais sucinta traz as duas trilogias com comentários em áudio. A caixa grande tem um preço, compreensivelmente, mais salgado, mas o colecionador vai pagar com gosto por um item valioso. Além das horas de extras, com muitas informações, não houve simplesmente uma transplantação da velha imagem, ou do velho som, para a nova mídia. Toda a série passou por uma remasterização, inclusive com limpeza da imagem e do som quadro a quadro, para garantir que a qualidade seja impecável.

Face a tudo isso, não admira que a Fox Home Entertainment, que distribui Star Wars – e a produção da Lucasfilm, empresa de George Lucas – estejam promovendo uma série de eventos. Se você vir um bando de Luke Skywalker, de Han Solo ou Darth Vader solto por aí, já sabe. São os filhotes de Star Wars. No Facebook, um concurso de fotos movimentou a galera. No domingo, é tempo de saber quem ganhou os brindes.

Origens

São 34 anos de Guerra nas Estrelas. Foi assim, traduzido, que Star Wars chegou às telas em 1977, quando George Lucas lançou o primeiro episódio da trilogia inicial. Na época, ele já anunciava que haveria outra trilogia, cronologicamente anterior. Se O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi contavam a construção do herói, a segunda trilogia, feita entre o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000, trata da construção do vilão, e da transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader. Se a primeira parte da saga converge para o confronto entre Luke Skywalker e Vader e a revelação de que o vilão mascarado é seu pai, a trilogia subsequente mostraria a transformação de Anakin num personagem mais sombrio.

Os filmes viraram todos Star Wars e os três episódios que contam a origem de Darth Vader são A Ameaça Fantasma; Ataque dos Clones; e A Vingança dos Sith. Como num manual de psicanálise, o público foi vendo o pequeno Anakin ser privado da mãe e, depois, sentindo-se traído, ser cooptado pelo lado escuro da Força. A trajetória do vilão é sempre mais difícil de aceitar, mas a do herói, Luke Skywalker, é impecável e teve consultoria do mitólogo Joseph Campbell.

Extras

Todo fã sabe disso, mas em 1977, quando começou a série, George Lucas não tinha dinheiro nem tecnologia para o que se propunha a fazer. Os extras revelam justamente como cada etapa foi sendo vencida, e os desafios superados. Coisas que hoje parecem simples, como as espadas de laser, exigiram soluções baratas. Com o dinheiro arrecadado nas bilheterias – e nos produtos paralelos, numa gigantesca operação de marketing –, foi possível voltar e refazer coisas que não pareciam tão bem acabadas. Um plano que pode até passar despercebido mostra atrás de Jabba the Hutt, em O Império Contra-Ataca, uma parede com relevos impossíveis de detectar no começo dos anos 1980.

Justamente O Império Contra-Ataca: embora intermediário, o episódio assinado por Irwin Kershner é o melhor de todos os filmes. Nele, surge Yoda, que ensina que é possível mover o universo com "A Força". Não apenas Star Wars, mas todo o cinema de George Lucas baseia-se nesta crença no poder da imaginação.

* * * *

Serviço:

Saga Star Wars em blu-ray. Fox. R$ 299,90 (box com nove discos) e R$ 149,90 (cada caixa de três discos com as duas trilogias do cinema). Ficção científica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]