• Carregando...
O intérprete Francisco Luz: músico desde os 7 anos, é considerado um dos melhores violonistas do estado | Divulgação
O intérprete Francisco Luz: músico desde os 7 anos, é considerado um dos melhores violonistas do estado| Foto: Divulgação

Trazer músicos jovens interpretando compositores importantes da música erudita, porém, menos conhecidos do grande público. Essa é a essência do que será apresentado hoje no recital de piano e violão com Gabriel Jungles e Francisco Luz (confira o serviço completo do recital), que acontece às 20h30, no Museu Guido Viaro. Os compositores Heitor Villa-Lobos e Franz Schubert são dois dos nomes do programa, intitulado Miniaturas pa­­ra Piano do Século 20.

A apresentação faz parte de um projeto da instituição, A Nova Música Curitibana no Museu Guido Viaro, que, desde março, traz apresentações todas as terças-feiras.

Segundo o músico e organizador do projeto, Anderson Zabrocki, os instrumentistas têm a liberdade de escolher o repertório, no entanto, a prioridade é optar por peças pouco tocadas e conhecidas. "Na maioria dos concertos de música erudita, são escolhidas composições de músicos dos séculos 18 e 19, cujo gosto já está estabelecido. Desta vez, eles me surpreenderam trazendo um repertório inteiro do século 20."

Zabrocki salienta também que, apesar dos músicos serem jovens, há composições de ponta no roteiro, como "Ritmata", de Edino Krieger, que será interpretada por Franciso Luz.

Bacharelando em violão erudito pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Luz iniciou os estudos musicais aos 7 anos e atua como solista desde os 15. Ganhou prêmios em concursos tradicionais no país, como o Concurso Latino-Americano Ro­­sa Mística, o Nacional de Violão Souza Lima e Nacional de Violão Musicalis. "Ele é um dos grandes talentos do país. Estamos dando oportunidade para que o público daqui conheça nomes que logo serão reconhecidos nacionalmente", diz o diretor do Museu Guido Viaro, Guido Viaro.

Já Gabriel Jungles, além de in­­térprete, é compositor, pianista, violonista e regente. Já teve, de acordo com Viaro, algumas peças apresentadas no museu por outros colegas da Embap, onde estudou composição com Gersonn Jacques. "Mostrar esses novos talentos é ter o verdadeiro espírito de um centro cultural, que não se foca somente no que já é conhecido do público", ressalta o diretor do museu.

Os shows do projeto serão a­­­presentados todas às terças-feiras até o fim de junho. Na próxima semana, o Quarteto Venamon faz concerto somente com violões. A entrada é franca.

Serviço:

Recital de Piano e Violão com Gabriel Jungles e Francisco Luz (confira o serviço completo do recital). Museu Guido Viaro. Rua XV de Novembro, 1.348. Às 20h30. Entrada Franca. Mais informações, pelo telefone: (41) 3018-6194.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]