• Carregando...
Cecilia Roth e Oscar Martínez como o casal de protagonistas no filme de Daniel Burman | Divulgação
Cecilia Roth e Oscar Martínez como o casal de protagonistas no filme de Daniel Burman| Foto: Divulgação

O argentino Daniel Burman é um cineasta despretensioso, o que não siginifica que seus filmes sejam rasos. Pelo contrário. Esperando Messias (2000), Abraço Partido (2004) – que lhe deu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim (Urso de Prata) – e As Leis de Família (2006) são obras de baixo orçamento, realizadas em vídeo digital, que abordam temas até certo ponto triviais, como as relações famíliares e a busca, nem sempre bem-sucedida, do indivíduo pela felicidade. Ninho Vazio, que volta ao cartaz em Curitiba, não foge a essa regra.

O longa-metragem tem, como personagens centrais, Leonardo (Oscar Martínez, premiado por sua atuação no Festival de San Sebástian, na Espanha) e Martha (Cecilia Roth, de Tudo sobre Minha Mãe). O casal, num primeiro momento, tem filhos adolescentes, mas, depois de um salto temporal de alguns anos, se vê só. Essa nova condição os força a repensar tanto o relacionamento quanto seus desejos individuais. A crise, portanto, é inevitável.

Burman retrata os protagonistas com delicada ironia, humor e alguma ternura. Martha volta a estudar, tenta reconstruir laços com amigos da juventude e parece desabrochar. Mas a narrativa acompanha mais de perto Leonardo, um dramaturgo que tem menos facilidade para reinventar sua vida. Tímido e introspectivo, ele tenta, sem muito sucesso, escrever mais e tem como hobby o aeromodelismo.

Talvez incomodado com a mudança de comportamento da mulher, Leonardo chega a ter uma aventura fugidia com uma jovem dentista com quem se trata. Ninho Vazio, no entanto, não é sobre adultério.

Burman mostra, mais uma vez que, sob a simplicidade de seu cinema, há muito a ser dito. Delicado e menor (não necessariamente pior) do que seus trabalhos anteriores, o longa oferece uma trama que flui naturalmente, mas sempre com foco. É um bem-sucedido estudo de personagem. Oscar Martínez, num grande desempenho, dá a Leonardo matizes que lhe permitem também escapar de lugares-comuns de histórias sobre homens maduros: embora deseje uma mulher mais jovem, nunca resvala na imagem do lobo esfomeado em busca do tempo perdido ou do velho ranzinza inconformado com as mudanças do mundo. GGG1/2

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]