• Carregando...

Finalmente, para alegria dos muitos fãs, a espera por Harry Potter and the Half-Blood Prince está chegando ao fim. A briga pelo sexto (e penúltimo) volume da série criada por J. K. Rowling começa esta noite, nos primeiros minutos do dia 16, data do lançamento oficial. O livro já atingiu novos recordes: só nos EUA, a tiragem inicial é de 10,8 milhões de cópias.

Da história em si, sabe-se muito pouco até agora: segundo a própria escritora, a nova aventura vai revelar a identidade do Príncipe Mestiço mencionado no título. A autora já afirmou que Harry Potter e Lord Voldemort estão descartados como candidatos. Outra informação divulgada é o nome de três capítulos da obra – o segundo, o sexto e o décimo-quarto: "Spinners End", "Draco's Detour" e "Felix Felicis", respectivamente.

Para comemorar a chegada do novo Harry Potter, diversas livrarias no Brasil terão eventos relacionados ao bruxo. Na capital paranaense, a Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigüi ficará aberta até a 0h30 (na noite de hoje para amanhã), só para que os leitores mais aficionados tenham a sua cópia em primeira mão. Durante a tarde de amanhã, haverá eventos como palestras, concursos e leituras interpretativas do primeiro e do último capítulo. Os que vierem fantasiados ganharão brindes. "Ninguém sairá de mãos abanando", afirmou João Alécio, responsável pelo evento. A Fnac (também no ParkShopping Barigüi) prevê atividades relacionadas ao bruxo dentro do Encontro Nacional 2005, evento que está promovendo.

Para aqueles que não dominam o inglês, a espera será um pouco mais longa. A edição brasileira – que poderá se chamar Harry Potter e o Príncipe Mestiço ou Harry Potter e o Príncipe Bastardo, dependendo do contexto da história – chega no fim do ano pela editora Rocco.

Segurança

Para assegurar que o novo volume da saga do bruxo não seja vendido antes da meia-noite deste sábado, a Bloomsbury e Scholastic – respectivamente, as editoras que imprimem a versão britânica e norte- americana de Harry Potter – armaram um forte esquema de segurança. Porém, como das outras vezes, o sistema falhou.

A obra não chegou a vazar na internet, como anunciavam os boatos no começo deste ano. Contudo, dois homens foram presos no Reino Unido quando tentavam vender uma cópia extraviada. Na terça-feira, um garoto conseguiu comprar um exemplar numa farmácia, graças a um descuido da atendente. E, no Canadá, a Raincoast Books Ltd. chegou a vender um certo número de exemplares antecipadamente. Para manter o segredo, a livraria conseguiu um mandado judicial proibindo os compradores de divulgarem o enredo. Prometeu ainda um ex-libris autografado pela autora, assim que as vendas fossem liberadas.

No Brasil, não houve maiores problemas. "As multas para quebra do embargo são gigantescas e a entrada em nossa distribuidora requer a autorização da gerente", comenta João Alécio. "Tudo é altamente sigiloso", brinca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]